O ator João Pedro Petriccione, nome artístico de Jota Petrin, é um dos integrantes do elenco da nova série teen “Todas as Garotas em Mim” da Rede Record. O ator é o responsável por dar vida ao personagem Otávio, um jovem popular que não mede esforços para realizar seus desejos.
Quando Jota era criança, seu sonho de se tornar ator se tornou realidade. Desde pequeno gostava de acompanhar os bastidores e entrevistas com atores, e queria saber como era feita a “mágica” desse mundo. Aos poucos, com o apoio da família, decidiu se dedicar à arte. Ao longo do caminho, encontrou alguns obstáculos e até foi atingido por golpes de agências que nunca existiram, mas não desistiu.
Aos 15 anos, começou a estudar teatro profissionalmente. Frequentou escolas importantes como Wolf Maya, CN Artes e Escola de Teatro Macunaíma. Além disso, ele mergulhou no teatro musical, que acabou se tornando um hobby dele.
Hoje, Jota só tem motivos para comemorar. Mas mesmo estando em um grande momento na carreira, ele reconhece que não foi fácil chegar até aqui. Além disso, sonha em subir novos degraus e conquistar cada vez mais espaços. Confira a entrevista!
Recentemente você passou a integrar o elenco do novo seriado teen da Record – “Todas as Garotas em Mim”, sendo responsável por dar vida ao personagem Otávio. Como estão as suas expectativas para embarcar nesse novo projeto?
Eu estou bem contente com tudo! Eu trato cada projeto como se fosse um filho haha, e “TAGEM” acredito que é o primogênito, por ser meu primeiro trabalho para a TV. Esta sendo incrível receber mensagens diárias de pessoas que você não conhece, te elogiando pelo seu trabalho! Isso me da mais gás pra continuar! Não tem sensação melhor.
Falando um pouco mais sobre o seu personagem, até onde sabemos o Otávio será um personagem bastante ambicioso com seus objetivos. Como tem sido o seu trabalho de construção e no que você mais vem se identificando com ele?
Bom, Otávio e eu somos bem distantes um do outro. Acessar esse lugar ambicioso é bem curioso e serve como um complemento para a construção dele. O que eu mais me identifico com ele, talvez seja um pouco da vaidade. Otávio esta sempre alinhado, com o cabelo sempre penteado, roupa passada. Acho que o Jota leva um pouco dessa vaidade haha! Durante o processo de preparação , tivemos uma equipe maravilhosa, nossos preparadores de elenco. O insano Leandro Baumgratz, e a nossa querida Vera Freitas! Sou eternamente grato a eles.

A vida na televisão, o estrelato e os sets de filmagem são apenas algumas das características que compõe esse universo todo que muitas vezes é tema e desejo de muitas pessoas que sonham em estar na dramaturgia. Como foram os seus primeiros passos para chegar até onde está e quais são suas maiores ambições atualmente?
Eu sou apaixonado pelos bastidores, o “Por trás das câmeras”, e como tudo isso é feito. Sempre achei que isso fosse uma realidade paralela. Desde criança, tinha costume de ir a locadora e alugar filmes. E sempre quando terminava de assistir a um filme, ia para o “Menu Principal” do DVD, e clicava em “Making Off”. Eu sabia que ali ja estava sendo plantado um sonho que ia florescer muito e a vontade de fazer acontecer só foi crescendo. E acho que na real ela cresce todos os dias. E a partir daí foi quando comecei a procurar cursos e me adentrei dentro dessa “realidade paralela”. A que o Jota de 10 anos, jamais pensaria que seria possível haha.
Durante sua caminhada, você chegou a passar por um currículo enorme de cursos, tais como Wolf Maya, CN Artes e a Escola de Teatro Macunaíma. Quais são os seus conselhos para os que desejam começar e quais são as motivações para sempre estar evoluindo academicamente na profissão de ator?
Estudem! Estudem muito! E nunca parem de estudar! Hoje em dia me frustra e entristece de certa forma o quanto a nossa profissão virou “Terra de ninguém”. Números hoje é um + no currículo para ser um protagonista de um produto sem ter ao menos uma vez na vida pisado em uma sala de teatro! Portanto estudem! Pratiquem! Consumam arte. Leiam, vão ao teatro, ao cinema! Nosso País respira arte, sejam ARTISTAS!

Nós sabemos que apesar de seu maior destaque está sendo a série na televisão, uma das suas grandes paixões já reveladas é justamente o teatro musical. O que mais o atrai para a técnica de narrar histórias a partir da música interpretada?
Eu amo Musica. Música é terapia em minha vida! Desde pequeno sempre assisti muitos filmes musicais, e tinha uma paixão pela música! Eu sempre gostei de cantar também. Ai juntar as minhas duas paixões, Música e Interpretação, foi o match perfeito! O Teatro musical ele expressa e se manifesta de uma forma diferente. E eu sou apaixonado!
Já não é de hoje que muitas produções tanto na televisão, streaming, cinema e teatro tem buscado abordar cada vez mais assuntos relevantes e tendenciosos em relação às gerações que temos convivido na atualidade, tais como projetos que abordam questões de educação sexual, bullying, estudos, entre outros temas que rondam essa fase da vida. Qual você acredita ser o maior legado que essa nova série poderá deixar para o seu público?
Está na minha lista de sonhos poder participar de um projeto onde aborde temas como este. É indiscutível que os produtos jovens hoje são carros-chefes do cenário artístico. Então precisamos passar o recado pra juventude, para a geração que esta vindo com tudo! Não só para a geração futura mas para esta e para as anteriores. Hoje muitos seriados, filmes teens servem como escola para muitas pessoas. Eu acho extremamente necessário e eu espero muito fazer parte de algo que motive, toque, e converse com todas as idades e gerações!

Em uma declaração dada por você, chegou afirmar que nunca sonhou em ser famoso e sim em viver do sucesso que o seu trabalho traz. Vindo por esse pensamento, a vida de ator é tão glamurosa quanto o público costuma imaginar? Como a mídia e o mercado dramaturgo transformam as pessoas e quais são suas opiniões a respeito dessa “fantasia”?
Olha, depende daquilo que você busca. Eu nunca busquei este caminho da fama. Nunca foi algo que eu almejei. O Glamour que muitas pessoas assistem de fora, ele realmente existe mas ele é muito artificial e temporário. O ideal é que as pessoas não se sustentem apenas a isso. Números, fama, polêmicas. Isso é passageiro, e raso. E muitas vezes o raso pode te afundar.
O que poderemos esperar de Jota Petrin em “Todas as Garotas em Mim”?
Personagens versáteis, histórias incríveis, e uma pitadinha de maldade.
Acompanhe Jota Petrin no Instagram.