Alimentação Saudável e Poder dos Alimentos na Prevenção de Doenças

Tempo de Leitura: 2 Minutos

Com base na medicina preventiva, médico dá dicas de alimentação saudável para crianças, adultos e pessoas do grupo de risco da Covid-19

Foto: Divulgação – Alimentos saudáveis
Diante do momento vivido mundialmente, reforçar o sistema imunológico é essencial. Com isso, o médico Paulo Amazonas, formado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), residente e com consultórios em São Paulo e Manaus, reuniu informações para uma alimentação saudável e o poder dos alimentos na prevenção de doenças.
Para as crianças, o doutor ressalta a importância do leite materno, exclusivo nos primeiros 6 meses de vida e sua continuidade até os 2 anos ou mais. Além disso, frutas, legumes e outras fibras alimentares também são importantes.  Alimentos ricos em açúcares e ultra processados, devem ser evitados. Alguns exemplos como aveia, abacate e frutas vermelhas, são boas opções para se ter no cardápio infantil.

Foto: Divulgação – Alimentos

Já para os adultos, sua recomendação segue no mesmo ritmo, sendo importante a ingestão de fibras prebióticas – que não são digeridas pelo nosso corpo, sendo fermentadas pelos bacilos da nossa flora intestinal – como a aveia, que além de alimentar as bactérias saudáveis do intestino, equilibra os níveis de açúcar no sangue e aumenta a sensação de satisfação.

A banana verde, rica em inulina – fibra que promove o reparo e integridade intestinal, com isso reduz o processo inflamatório – pode substituir o trigo. Amazonas, que é pós graduando em nutrologia do Hospital Israelita Albert Einstein, enfatiza o consumo de 1 colher de sopa de chia ao dia para regular o apetite e melhorar os fatores relacionados à obesidade.

Para o grupo de risco do novo coronavírus, além de uma alimentação natural e sem ultra processados, a rotina de dormir de 7 a 8 horas por noite, sem interrupções, ajuda a se manter saudável. Além da prática de exercício físico, que promove bem-estar mental e fortalece estruturas essenciais para o corpo.

Para quem deseja saber mais, o médico tem promovido uma série de conversas com especialistas, jornalistas e estudiosos de nutrição, saúde, gastronomia e alimentação. E nesta sexta-feira (01), às 18 horas, será realizada uma live no Instagram do doutor, com a jornalista, crítica gastronômica e jurada do Top Chefe Brasil, Ailin Aleixo, onde discutirão o assunto abordado na matéria.

Serviço: 
@drpauloamazonas

Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Famosos Saúde

Roberta Rodrigues é embaixadora do movimento “Esquadrão da Vacina”

Tempo de Leitura: 3 MinutosCom apoio da atriz, Interfarma promove uma campanha nacional de vacinação para levar conhecimento e aumentar taxa de imunização A Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa, Interfarma, escolheu Roberta Rodrigues, atriz e cantora, para ser a embaixadora da campanha de incentivo à vacinação “Esquadrão da Vacina”. A iniciativa  tem como objetivo conscientizar […]

Leia Mais...
Saúde

As doenças crônicas e agudas em meio à pandemia

Tempo de Leitura: 3 MinutosDiante de toda situação instaurada pela pandemia, de acordo com o Ministério da Saúde, as cardiopatias aparecem como um grande fator de risco de morte para os pacientes com a Covid-19. Por conta do medo, essas pessoas acabam deixando de se consultar, sendo um risco ainda maior para sua saúde já […]

Leia Mais...
Saúde

Gestação em tempo de Covid-19

Tempo de Leitura: 2 MinutosA ciência ainda dispõe de pouca informação a respeito do impacto da Covid-19, em gestantes, fetos ou nos bebês que passam por essa pandemia iniciada da China, em dezembro do ano passado. As pesquisas, ainda em curso, não são reveladoras, entretanto, experiências passadas com outros vírus ainda direcionam os cuidados com […]

Leia Mais...
%d blogueiros gostam disto: