Que os homens estão cada vez mais aderindo ao mercado da beleza, se preocupando não só com a estética, como com o bem-estar e a saúde, isso não é mais segredo para ninguém. E percebendo essa mudança de comportamento entre o público masculino, marcas e empresas relacionadas ao mercado de “men care” têm apostado em oferecer produtos e serviços mais personalizados para atendê-los. Temos como exemplo o crescente número de salões de cabeleireiro/barbearia específicos para eles, que além dos serviços de barba, cabelo e bigode, costumam inovar no atendimento e nos “mimos” de complemento.
Mas a preocupação deles com a estética tem ido muito além dos penteados imponentes e barbas estilizadas. A busca por procedimentos estéticos, que vão desde os mais simples até as cirurgias plásticas, também já não são mais uma exclusividade feminina. De acordo com dados da SBCP – Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, em um período de 5 anos, a busca dos homens por cirurgia plástica quadruplicou, passando de 72 mil para 276 mil ao ano, o que representa uma média de 31,5 procedimentos por hora.
E se no Brasil os números de cirurgias em homens não para de crescer, no mundo o cenário não fica atrás. Estatísticas da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery) mostram que só em 2020 foram realizadas mais de 1,3 milhões de cirurgias plásticas estéticas em homens, o que representa algo em torno de 13,4% do total, em todo o mundo.
Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a cirurgiã plástica Thamy Motoki, fala também tem percebido toda essa mudança de cenário e comenta os procedimentos que costumam ser mais frequentes.
“Esse é um movimento crescente nos últimos anos, facilmente notado nos consultórios de cirurgia plástica. Cada vez os homens estão cuidando mais do corpo, investindo na sua aparência física. Eles estão deixando mais de lado os tabus e tendo mais coragem em transformar o que os incomoda na aparência. No geral, as cirurgias mais procuradas pelo público masculino têm sido blefaroplastia (cirurgia das pálpebras), lipoaspiração e correção de ginecomastia (quando há o aumento das mamas)”, explica a médica.
A médica ainda explica que apesar dos homens estarem demonstrando mais interesse nos cuidados estéticos, a necessidade de encarar uma mesa de cirurgia para obter o resultado desejado, ainda causa mais preocupação entre eles, do que entre as mulheres. A boa notícia é que para os mais cautelosos, o mercado também já oferece uma vasta opção de procedimentos menos invasivos e que também já estão caindo nas graças do público masculino.
Atuante no mercado da beleza há alguns anos e sendo um grande incentivador do “men care”, Orlando Oliveira também vem acompanhando de perto essa mudança de comportamento e foi exatamente isso que o motivou a criar um espaço exclusivo para os homes: a ELE CARE. O Centro de Estética Masculina idealizado pelo empresário conta com tratamentos faciais e corporais, inclusive oferecendo os serviços de nutrólogo, nutricionista e orientador físico, além de outros procedimentos como a depilação a laser e terapia capilar.
“Entre os procedimentos mais procurados na ELE, nós temos a aplicação de Toxina Botulínica e Bioestimulador de Colagéno. A Nutrologia também tem uma grande procura, pois temos protocolos injetáveis, o que desperta bastante interesse dos pacientes. E podemos citar a depilação a laser, já que por termos uma máquina extremamente confortável e um ambiente onde o homem sente-se à vontade a procura também tem sido muito grande pelo serviço”, explica Orlando.
O fundador da ELE CARE segue antenado sobre as tendências e expectativas do mercado, comenta que o crescimento de procedimentos como a harmonização facial, por exemplo, deve crescer entre 12% e 19% ao ano até 2025, procedimento que considerando o número de celebridades masculinas que têm aderido, é possível confirmar que também já é um dos preferidos entre os homens. E baseando-se no andamento da ELE CARE, Orlando também consegue afirmar que há um interesse cada vez maior em aderir a mais de um procedimento e manter um cuidado contínuo.
“70% dos clientes que costumamos receber, nunca haviam realizado nenhum procedimento estético. Porém, hoje temos uma boa taxa de conversão, com 65% deles voltando a nos procurar para realizar um novo procedimento. Acredito que o fato de oferecer um portfólio de serviço completo, que entrega saúde, beleza e bem-estar em um único lugar, faz com que desperte o interesse de todos os homens, que antes não tinham esse tipo de ambiente para frequentar”, conclui o idealizador da ELE CARE.
Descubra mais sobre Andrezza Barros
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.