O portal Andrezza Barros conseguiu uma entrevista exclusiva com o ator e dublador Luiz Xavier (@luizxavieroficial), que nos contou sobre sua rotina, seus personagens de trabalho e dublagem.
Com apenas 13 anos de idade, o currículo de Luiz Xavier é impressionante com trabalhos publicitários, na TV, no Cinema, no Teatro e atualmente está encarando os desafios de ser dublador.
Você está atualmente com 13 anos, certo? O que você tem de bagagem dentro do meio artístico desde que começou a trabalhar nesses caminhos?
Comecei cedo(risos). Fui apresentador do quadro Praia de Verão, fiz publicidades, gravei Detetives do Prédio Azul na Gloob, participei da série “Galera F.C.” do canal TNT, fiz “Poliana Moça” no SBT, fiz o filme “Te Faz de Doido” e “Meu Amigo Real”, com estreia prevista para este ano. Também fiz alguns musicais, como “Seussical um musical da Broadway ” Dirigido por Fred Trotta, “A Jornada do Elefante” da Faz Assim, “O Reino do Leão ” dirigido por Castelo Branco
Que tipo de trabalho você está fazendo recentemente?
Eu estou em cartaz com o musical A Jornada do Elefante e também dublando alguns filmes.
Como entrou para o universo da arte? Com que idade isso aconteceu?
Comecei cedo, com 5 anos logo após minha apresentação do ABC na escola, de imediato me encantei com a vibração de está em cima do palco, depois disso pedi para minha mãe entender o mercado para que eu pudesse ingressar no meio, fiz alguns trabalhos na minha cidade natal que é Teresina, foi quando surgiu a oportunidade de fazer Detetives do Prédio Azul, mudei para o Rio de Janeiro e estou aqui na estrada, estudando e sempre absorvendo conhecimentos.
Você trabalhou muito no teatro e na TV. Qual desses você mais gosta de fazer?
É difícil escolher. São coisas diferentes mas ambas muito legais. O teatro é vivo, é emocionante receber a resposta do público ali na hora, a sensação de estar no palco é insubstituível. Mas a TV traz uma visibilidade maior do meu trabalho, isso cria novas oportunidades e propostas. Cinema por sua vez, é um intensivão maravilhoso!
Trabalhar com dublagem é muito interessante. Explique para os nossos leitores como é o processo de uma dublagem?
O processo de dublagem exige muita atenção porque as falas precisam encaixar certinho na boca dos atores, então tem um “timing” que a gente precisa seguir e tudo isso com atuação e dando a intenção da cena, muitas vezes precisa de adaptações para encaixar e ficar natural. A voz transmite toda emoção da personagem e da cena, então é um trabalho muito importante e ao mesmo tempo, muito divertido. Você pode criar uma voz ou um estilo de fala de acordo com a personagem.
Quais são seus planos para o futuro?
Eu quero continuar atuando e dublando. Adoro teatro musical e tenho grandes expectativas nesse sentido. Pretendo estudar muito e me aperfeiçoar bastante para corresponder ao mercado.
Muito obrigado Luiz Xavier
Eu que agradeço! Ser ator é uma escolha muito importante que fiz na minha vida, porque através da arte eu posso ser um duende e um menino autista, posso ser um leão e um canguru. Atuando eu conheço o mundo e me conheço melhor. Faço amigos novos a cada trabalho, conheço lugares e culturas diferentes. Sou muito feliz por estar nesse meio e ter a chance de fazer o que gosto!
Descubra mais sobre Andrezza Barros
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.