Tempo de Leitura: 3 Minutos

Um lugar que nasceu para a prevenção e cuidados do público 60+ nasce na Tijuca. É a Acalme Terapias Integradas que oferece diversas atividades para lidar com a saúde física e mental com foco na fase do envelhecimento.  Sua equipe multidisciplinar trabalha na prevenção e tratamento complementar à depressão, ansiedade e dores crônicas, sempre buscando o bem estar e a qualidade de vida das pessoas nessa fase, apesar de suas dificuldades ou limitações.

 Dentre as várias atividades oferecidas pelo espaço estão terapias como a musicoterapia e arteterapia, a massoterapia terapêutica, a fisioterapia, o reiki, além de aulas de alongamento, pilates de solo e yoga.  A equipe da Acalme, ao buscar a saúde integral de seus clientes, entende que para chegar a tal, alguns aspectos para inclusão social também devem ser trabalhados e, desde seu início, existe uma preocupação com a participação ativa do idoso na sociedade.  Assim, está construindo um Espaço Cultural, que já dispõe de aulas de Inclusão Digital Para Idosos, com o objetivo de dar maior autonomia e independência aos clientes que atende.

No local, o público pode contar com: Reiki, Yoga, Reflexologia Podal, Massoterapia Terapêutica, Massoterapia Chinesa, Alongamento dos Pensamentos, Alongamento Físico, Pilates de Solo, Yoga e ainda aula de Inclusão Digital para Idosos. Mesmo os atendimentos em grupo são feitos com, no máximo, 6 participantes e com todo o cuidado pois ainda estamos em uma pandemia.

A ideia partiu da tijucana Eliana Motta, uma profissional de Recursos Humanos, pesquisadora do público na maturidade e longevidade. Em uma de suas pesquisas sobre o profissional na maturidade que era demitido e não conseguia se reinserir no mercado de trabalho, ela viu a dificuldade deste público em se manter na vida ativa. Nas aulas para o doutorado no Coppead, sua linha de pesquisa era sobre o empreendedorismo na maturidade por necessidade. E, quando chegou a pandemia, vivenciou a depressão de sua mãe, peregrinando por vários médicos das mais diferentes especialidades, na tentativa de ajudá-la. Ao mesmo tempo, viu sua tia com demência, acamada, passar a ser alimentada por uma sonda. Tudo isso potencializou seu desejo de empreender e fazer algo para a transformação da sociedade.

“Vi como os idosos foram brutalmente afetados pelo isolamento social e aprendi na vivência que não basta o lado clínico estar bem, é preciso um trabalho mais profundo de inserção social, de entendimento do corpo físico, mental e espiritual – do ser humano em sua integralidade. Daí quis fazer alguma coisa com as minhas mãos e criei o projeto, tentando dar o enfoque multidisciplinar que ele precisa”, conta a empresária.

Eliana conta ainda sobre seu carinho pela terceira idade e relata sua visão sobre essa fase da vida, enfatizando que é um público rico de experiências, sabedoria de vida e conhecimentos adquiridos ao longo da vida, além de um grupo de pessoas com muitos contatos (networking)  feitos ao longo de uma vida inteira, fato este que não pode ser desprezado, já que nossa sociedade tem muitas necessidades a serem atendidas.

“Nessa fase da vida, de uma forma geral, existe uma busca interior pelo sentido do que se faz.  Quando se chega a esse momento, parece que se passa a dar mais valor ao tempo, o qual não pode ser desperdiçado.  Assim, queremos fazer da Acalme um lugar especial com foco nesse público, porém, não exclusivamente para eles, pois queremos a inserção deles na sociedade.  Isso significa que a nossa expectativa é que todos possam conhecer e usufruir do nosso espaço, passando a ter um novo olhar para o envelhecimento, a começar pelo próprio público 60+, assim como os demais, para os, ressaltamos, também estamos abertos, pois este espaço é de inclusão”, conclui.

A Acalme trará diversas novidades no mês de outubro como o lançamento das aulas personalizadas de inclusão digital do público 60+, musicoterapia, entre muitas outras novidades.

Conheça acessando o site: https://acalme-terapias-integradas.negocio.site/

Espaço Acalme Terapias Integradas

Horário: Atividades com agendamento prévio

Contato: (21) 98283-5952.

Endereço: Rua Conde de Bonfim, 377 – sala 702 – Tijuca – Rio de Janeiro – RJ

Autor

Share.

Andrezza Barros (Niterói, 21 de abril de 1995) é uma jornalista, colunista e entrevistadora do entretenimento.

Leave A Reply

%d blogueiros gostam disto: