Bate-papo da série Ato Criativo acontece na segunda-feira, às 19h, com transmissão pelo canal da PUCRS no YouTube
Na próxima segunda-feira (03), às 19h, a PUCRS Cultura promove o bate-papo Quem está aí?, com o ator Thiago Lacerda e o diretor Ron Daniels. O evento faz parte da série Ato Criativo e a mediação será realizada pelos professores Ricardo Barberena e Janaina de Azevedo Baladão. A conversa é transmitida através do perfil PUCRS Cultura no Facebook e do canal da PUCRS no YouTube – onde fica disponível para acesso posterior.
A série Ato Criativo tem como objetivo aproximar o público de pessoas que criam em diversas áreas da cultura, proporcionando espaços de bate-papo com artistas. Nesse episódio, a conversa será sobre as peças e montagens de Shakespeare, dirigidas por Ron Daniels e interpretadas por Thiago Lacerda.
Sobre o ator
Thiago Ribeiro Lacerda, ator e dublador brasileiro nasceu no Rio de Janeiro em 1978. Amante do esporte e, sobretudo, da natação, Thiago já conquistou mais de 150 medalhas em campeonatos quando jovem. Chegou a ingressar no curso de Administração de Empresas, na UERJ. Entretanto, ao final dos anos 90 descobriu o seu potencial artístico para a teledramaturgia. Thiago Lacerda estreou na Rede Globo através da série Malhação (1997), com o personagem Lula, professor de natação. No ano seguinte interpretou o seu primeiro grande papel na minissérie Hilda Furacão, onde faturou o prêmio de Ator Revelação, além de um contrato de mais dois anos na emissora. Em 1999, Lacerda protagonizou o papel de um imigrante italiano na novela Terra Nostra. Foi então que o ator firmou a sua carreira na Rede Globo, a qual trabalha até os dias de hoje. Thiago também protagonizou alguns papéis como Jesus em montagens da peça Paixão de Cristo. Além disso, o ator participou da peça Hamlet (2015) e da montagem do Repertório Shakespeare (2016), com o concerto Macbeth e a sinfonia urbana Medida por Medida, sob direção de Ron Daniels. Thiago Lacerda é casado e tem um casal de filhos, Gael e Cora, com a atriz Vanessa Loés.
Sobre o diretor
Ronald George Daniel, diretor de teatro e cinema , nasceu em 1942 no Rio de Janeiro. Estudou teatro na Fundação Brasileira de Teatro. Foi um dos responsáveis por fundar o Teatro Oficina, junto com Renato Borghi e Zé Celso. Em 1964, no início da Ditadura Militar no Brasil, Ron decidiu se mudar para a Inglaterra e, desde então, passou a chamar-se Ron Daniels. O início de sua carreira como diretor começou a partir de 1968 e, em 1977, se tornou diretor artístico do Other Place Theatre, pertencente à Royal Shakespeare Company. Após 15 anos trabalhando em muitas produções para a Royal, Ron recebeu o título de Diretor Associado Honorário da RSC. No Brasil, dirigiu montagens como o Rei Lear (2000), Hamlet (2012), Macbeth (2016) e Medida por Medida (2016).
Sobre os mediadores
Ricardo Barberena nasceu em Porto Alegre, em 1978. Possui graduação (2000), doutorado (2005) e pós-doutorado (2009) na área de Letras pela UFRGS. É Diretor do Instituto de Cultura da PUCRS, Coordenador Executivo do DELFOS/Espaço de Documentação e Memória Cultural e professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS. Coordena o Grupo de Pesquisa Limiares Comparatistas e Diásporas Disciplinares: Estudo de Paisagens Identitárias na Contemporaneidade e é membro do Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea (GELBC).
Janaína de Azevedo Baladão possui bacharelado (2004) e doutorado em Letras pela UFRGS (2013). É especialista em Estudos Avançados em Língua Espanhola pela PUCRS (2007), além de especialista em Tradução de Espanhol (2013) pela Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas e Literaturas de Língua Espanhola. Atualmente é coordenadora de Atendimento do Lexis – Centro de Idiomas da PUCRS.
Descubra mais sobre Andrezza Barros
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.