Tempo de Leitura: 3 Minutos

A Starbem, health tech de serviços de telessaúde, detectou um aumento de 57% na procura por psicólogos em sua plataforma no último mês, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Em relação a faixa etária, aqueles entre 22 e 28 anos estão entre os pacientes que mais buscaram esse tipo de atendimento, com destaque para os transtornos de ansiedade e depressão.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), metade dos casos de transtorno mental se inicia aos 14 anos, mas a maioria não é detectado. Hoje, cerca de 16,3 milhões de brasileiros estão com depressão, de acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde de 2019, realizada pelo IBGE. 

“O desequilíbrio facilita o surgimento de problemas. Por isso, manter a saúde mental em dia é essencial, ainda mais em meio à maior crise sanitária dos últimos anos. Os casos de transtornos mentais dispararam e a tendência é que a demanda por atendimentos online continue crescendo mesmo após o fim das restrições, já que cerca de 90% dos pacientes têm retornado às consultas”, coloca Ticiana Vasconcelos, head de psicologia da Starbem e doutora na área.

No último ano, houve um aumento considerável, impulsionado pela pandemia, na procura por atendimento psicológico, principalmente na versão online. Segundo o Google Trends, apenas na primeira quinzena de quarentena no Brasil, a alta foi de 88% nas buscas por terapias online.

Outro destaque da Starbem fica por conta de um sistema desenvolvido com inteligência artificial incorporado ao aplicativo, capaz de aferir o nível de estresse mental, além dos sinais vitais. Com isso, é possível que o paciente tenha acesso de forma mais ágil ao time de psicólogos e psiquiatra da startup, algo essencial para a prevenção e monitoramento da saúde mental. 

Sobre a Starbem

A Starbem é uma healthtech com um conceito inovador de saúde integrada e telemedicina. É uma assinatura de saúde com um custo muito acessível que inclui consultas por videochamada para todo o país com médicos especialistas responsáveis pelo atendimento diferenciado da plataforma, além de descontos em exames e medicamentos. O agendamento das consultas é simples, rápido e prático pelo aplicativo, e o paciente é acompanhado de forma contínua, já que o prontuário com todo o histórico, prescrições e exames fica disponível. A missão da empresa é democratizar o atendimento médico de qualidade no Brasil. A imensa demanda por saúde acessível, tanto financeiramente quanto geograficamente, foi identificada a partir da criação da Missão Covid, projeto solidário dos fundadores da Starbem que se tornou a maior plataforma de telemedicina no combate à Covid-19 do país, chegando a mais de 80 mil atendimentos gratuitos. Para mais informações, acesse www.starbem.app.

Autor

Share.

Andrezza Barros (Niterói, 21 de abril de 1995) é uma jornalista, colunista e entrevistadora do entretenimento.

Leave A Reply

%d blogueiros gostam disto: