Lançado nos cinemas no final de março, o premiado filme “Os Olhos de Tammy Faye” chega ao Star+ no dia 6 de abril. Estrelado e produzido por Jessica Chastain, o longa explora a história por trás da extraordinária ascensão, queda e subsequente redenção da apresentadora gospel Tammy Faye Bakker, que, ao lado de seu marido Jim Bakker, criou a mais importante rede de radiodifusão religiosa dos anos 1970 e 1980 nos Estados Unidos. Na recente cerimônia do Oscar® 2022, Chastain foi a vencedora na categoria de Melhor Atriz por “Os Olhos de Tammy Faye”, e o filme também recebeu o prêmio na categoria de Melhor Cabelo e Maquiagem.
Baseado em acontecimentos reais, o filme conta com um elenco extraordinário que interpreta seis intrigantes personagens da vida real, cujos caminhos convergiram em torno do império evangélico que os Bakkers souberam montar.
TAMMY FAYE BAKKER: UMA VIDA PREGANDO AMOR E TOLERÂNCIA
Nascida em Minnesota em 1942, Tammy Faye Bakker frequentou a Central Bible College em Minneapolis e lá conheceu Jim Bakker, que se tornaria seu marido. Juntos, começaram sua jornada evangelística criando um ministério com o qual percorreram os Estados Unidos, com Jim como pregador e Tammy como cantora e acordeonista. Aos poucos, eles construíram o maior império gospel do país, passando por sucessivas crises conjugais e diversos escândalos na mídia ligados a infidelidade e fraudes. Divorciada de Bakker e casada novamente com o promotor imobiliário Roe Messner, Tammy Faye passou a última década da vida lutando contra um câncer de cólon, vindo a falecer em 2007.
Para dar vida à personagem central da trama, Jessica Chastain mergulhou em todo o material televisivo disponível de Tammy Faye e estudou seus gestos e inflexões vocais durante seis anos. A atriz também se formou em canto, um campo no qual ela tinha pouca experiência profissional. Acima de tudo, ela trabalhou cuidadosamente para conseguir que sua interpretação refletisse o verdadeiro espírito da apresentadora. “Tammy Faye não tinha nada a ver com a caricatura que a mídia fazia dela. Ela era a pastora ordenada, Jim não era. Ela pregava aceitação e compaixão, e era sincera. E era isso que eu queria que as pessoas vissem no filme”, diz Chastain.
JIM BAKKER: E O SINUOSO CAMINHO DA FÉ
Jim Bakker, o marido de Tammy Faye, era um homem reprimido e sofredor que havia perdido seu caminho, em grande parte devido aos abusos e negligências que sofreu quando criança. Quando a rede de transmissão religiosa que construiu com Tammy Faye o tornou milionário, o sucesso e a riqueza distorceram sua percepção de sua própria fé, dando início a sua queda.
O ator britânico-americano Andrew Garfield (O Espetacular Homem-Aranha, Até o Último Homem, Não Me Abandone Jamais) interpreta Jim Bakker no filme: “Jim é, na realidade, uma pessoa muito complicada. Para mim, foi fácil me apaixonar por ele. O que ele e Tammy fizeram foi muito radical. Eles criaram uma alternativa incomum a outros programas de televisão cristãos da época. Eles tinham o desejo de curar as pessoas. Em vez de esperar pela alegria no paraíso, eles defendiam a felicidade aqui e agora. Seu infortúnio foi que ele perdeu de vista tudo isso. Mas acho sua falibilidade fascinante”, explica Garfield.
RACHEL: A RELIGIÃO COMO GUIA
Mãe de Tammy Faye, Rachel é uma mulher profundamente religiosa e ultraconservadora que nunca foi totalmente aceita pela igreja, apesar de sua devoção e compromisso com a fé. Seu divórcio do pai de Tammy fez dela uma eterna marginalizada em sua comunidade. Mais tarde, quando ela vai morar com sua filha e Jim durante o auge do sucesso do casal, ela fica cada vez mais preocupada que a personalidade exuberante de Tammy, seu dogma de prosperidade e seu estilo de vida exagerado sejam a antítese de suas crenças cristãs. Tammy Faye foi profundamente afetada pela desaprovação de sua mãe.
No filme, a atriz Cherry Jones (A Vila, The Handmaid’s Tale, Succession) interpreta Rachel.
JERRY FALWELL: INVEJA E TRAIÇÃO
Um personagem-chave na história é Jerry Falwell, um fervoroso fanático pela Bíblia que inveja o sucesso dos Bakkers. Embora finja uma amizade com eles, Jerry os vê como caipiras de Minnesota e se ressente do fato de que o programa deles é tão importante e atinge um grande público. Ele quer o que o casal tem e sabe que a única maneira de o conseguir é tirando o que eles construíram. Em uma manobra fraudulenta, Falwell acaba despedindo os Bakkers de sua própria rede.
O papel de Falwell é interpretado pelo ator Vincent D’Onofrio (MIB – Homens de Preto, Jurassic World, Ratched) que comenta a respeito do personagem: “Esse mundo é estranho porque é igual ao mundo do show business. Esses televangelistas são como atores. E Falwell é uma espécie de Judas. Ele fica amigo dos Bakkers, ganhando sua confiança, e depois diz que mal os conhecia. A trajetória do casal: a ascensão, a traição e sua queda – é muito shakespeariana”.
GARY PAXTON E ROE MESSNER: OS OUTROS AMORES DE TAMMY FAYE
Além de Jim, outros dois homens tiveram casos amorosos com Tammy Faye. O primeiro deles foi Gary Paxton, um renomado cantor e produtor musical interpretado pelo músico Mark Wystrach (Sorte no Amor). “O impacto de Gary na vida dos Bakkers foi bastante significativo. Na verdade, a coisa mais importante para Tammy Faye era a música. Ela pregava através da música, e sua relação com Paxton teve um grande impacto em sua vida”, diz Wystrach.
Já Roe Messner foi o segundo marido de Tammy e estava muito envolvido nos assuntos financeiros e extraconjugais dos Bakkers. Após o divórcio de Tammy e Jim, Roe se casou com ela em 1993. No filme, Roe é interpretado pelo ator Sam Jaeger (The Handmaid’s Tale)
“Os Olhos de Tammy Faye” estreia na quarta-feira, 6 de abril, exclusivamente no Star+.
Descubra mais sobre Andrezza Barros
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.