Quem está à frente das novelas verticais na nova era do audiovisual no Brasil?

Por Andrezza Barros • 15 out 2025
Quem está à frente das novelas verticais na nova era do audiovisual no Brasil?
Elnatan Dolce e Davi Xiang Li orientando equipe durante gravação | Foto: Divulgação

Com o barulho feito pela Globo sobre sua entrada nas produções verticais, desenvolvidas para serem assistidas na posição natural do celular, já não é novidade que este movimento está redefinindo o consumo audiovisual em todo o mundo. A ascensão desse conteúdo trazido por plataformas como TikTok, Instagram e Kwai transformou a forma de contar histórias, mas, antes mesmo de essas gigantes se voltarem à ficção, foram os criadores de conteúdo independentes como Elnatan Dolce e Davi Xiang Li que testaram e comprovaram o potencial narrativo da tela vertical.

Leia Também

No Brasil, essa revolução começou pelas mãos de jovens produtores que experimentaram narrativas curtas, roteirizadas e seriadas, conectando milhões de espectadores em um formato que mescla linguagem cinematográfica e o imediatismo das redes sociais.

“A resposta do público foi tão forte que as gigantes do mercado de internet e, agora até do audiovisual, passaram a se adaptar ao comportamento do espectador, e não o contrário. Foi trabalho de criadores de conteúdo que começou experimental e foi se profissionalizando em superproduções que puxou esse movimento e obrigou uma adaptação da indústria”, destaca Elnatan que, ao lado de Davi fundaram a Baiju Productions, além de serem responsáveis por dirigir e atuar na Trocados FC, uma das maiores audiências do formato no Brasil.

De criadores a produtores

A produtora representa a maturidade da geração que cresceu com o celular na mão e agora profissionaliza o conteúdo nativo das plataformas digitais em um novo gênero audiovisual. Nasceu do encontro entre três jovens criadores (Elnatan Dolce, Davi Xiang Li e Talita Cumi) que transformaram sua experiência como atores, roteiristas e diretores de conteúdo digital em uma produtora audiovisual. Sua primeira grande produção foi “Trocados FC”, que já ultrapassou 46 milhões de visualizações nas plataformas e ficou em primeiro lugar na aba “Novelas” do TikTok.

Como influenciadores, cada um dos sócios acumula milhões de visualizações e colaborações com grandes marcas, explorando o humor, a emoção e a linguagem cinematográfica em vídeos verticais. Foi dessa experiência, diretamente conectada ao comportamento das audiências online, que surgiu a percepção do novo mercado.  

“Começou a ficar claro para nós que o público queria acompanhar histórias, não apenas fragmentos de conteúdo. Por isso as plataformas criaram suas abas especiais para o consumo do conteúdo em sequência cronológica, como exige uma novela, e não de forma aleatória. Caso contrário perderiam seu público para pequenos aplicativos específicos para esse formato que começavam a nascer”, explica Davi.

Com base nessa leitura, a Baiju passou a estruturar um modelo de produção inspirado nas séries e novelas tradicionais, mas adaptado ao universo mobile. Cada projeto é desenvolvido com processos de roteiro, direção, captação e edição profissionais, respeitando o tempo, o enquadramento e o ritmo da tela vertical.

O resultado é um produto que une o rigor técnico do audiovisual ao dinamismo da internet, ou seja, ficção cinematográfica pensada nativamente para o celular.

Mais do que acompanhar uma tendência, Elnatan e Davi são representantes de uma geração que ajudam a desenhar o futuro do entretenimento digital brasileiro. Ao profissionalizar um formato que nasceu nas redes, consolidam uma nova categoria criativa e reafirmam o protagonismo dos criadores independentes na transformação da indústria audiovisual, muito antes da maior emissora de TV do país anunciar sua chegada.

Autor


Descubra mais sobre Andrezza Barros

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Andrezza Barros.

Descubra mais sobre Andrezza Barros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading