Chico Bernardes, cantor, compositor e multi-instrumentista paulistano, apresenta seu segundo álbum “Outros Fios”. O disco recém-lançado nos serviços de streaming de áudio agora ganha uma tiragem de 500 cópias pela prensa da Rocinante Três Selos. A novidade estará liberada a partir de 9 de julho no e-commerce da loja.
“Outros Fios” foi inteiramente concebido e gravado no estúdio caseiro de Chico, montado durante a pandemia. Com influências de Nick Drake, Ryuichi Sakamoto, Angelo de Augustine, Gilberto Gil, Joni Mitchell, Steve Reich, Duncan Browne e Grizzly Bear, o disco reflete uma jornada de descoberta e experimentação, explorando novas paisagens sonoras com sintetizadores e uma variedade de instrumentos inéditos para o artista.
“A pandemia foi um grande breque para todos,” diz Chico. “No meu caso, estava começando a engrenar as turnês, me entendendo como artista ainda muito cedo, construindo todo um universo de planos e expectativas que gostaria de seguir. Com a parada da pandemia, tive que recalcular diversas rotas, essas que também me levaram a outros lugares que queria explorar: um dos meus próximos desafios era gravar um disco em casa, de cabo a rabo.”
Esse desafio incluiu não apenas a gravação, mas também a produção musical e a engenharia de áudio, habilidades que Chico aprimorou ao longo dos últimos anos. “No meio do caminho, me formei na faculdade de música e revi hábitos que não pareciam ser construtivos para mim, como pessoa e como artista. Gravar em casa traz sim um outro clima, por um lado mais interessante no sentido intimista, por outro mais desafiador ao estar completamente sozinho. Também comecei a pensar que, se eu aprendesse a me gravar direito, poderia aos poucos trabalhar com os outros, expandir minha ‘visão de jogo’”, conta o artista.
O resultado disso é um álbum de certa forma introspectivo, refletindo as dúvidas que surgem em momentos de incerteza. Em 10 faixas, Chico Bernardes explora temas como a entrada na vida adulta, amores passados, a paralisia diante do excesso de possibilidades, a necessidade de se desfazer, e o processo de composição como caminho de cura.
O disco abre com “Motivo”, que fala sobre a curiosidade e a vontade de inventar e pesquisar a existência. Outras canções de destaque incluem “Até que enfim” e “Todacor”, que conta com a participação da musicista mexicana Reno Rojas. “Assim” traz à tona a maturidade após uma viagem pelos sentimentos internos, pela escória e fortuna da vida e pelas nossas próprias armadilhas e julgamentos.
Chico Bernardes vê “Outros Fios” como um disco existencialista, cheio de perguntas sobre temas sem respostas definitivas. “Sua própria essência na dúvida é o que move a curiosidade rumo à experimentação,” diz ele. “Dado que não possuímos respostas para certas perguntas, nos resta tentar descobrir um pouco sobre esse mundo louco que a gente habita, transformando o medo e a incerteza em algo mais instigante para se movimentar.”
A edição especial em vinil azul 180g, inclui capa dupla, envelope com letras e texto do jornalista e escritor Bento Araujo, autor da série de livros Lindo Sonho Delirante. Disponível exclusivamente em rocinantetresselos.com.
Descubra mais sobre Andrezza Barros
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.