O que é sinovite e tenossinovite? De fato, essa é uma dúvida relativamente comum entre as pessoas.
Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre o que é sinovite e tenossinovite, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
Então, o que é sinovite e tenossinovite?
O que é sinovite?
Os profissionais médicos sabem que a sinovite é uma inflamação da membrana sinovial. A membrana sinovial é uma fina camada de tecido que cobre as articulações, como joelho, quadril, ombro e mãos.
É nessa membrana que é gerado um líquido de cor clara e viscoso chamado líquido sinovial, cujo objetivo é facilitar o movimento e reduzir o atrito entre a cartilagem e outros tecidos das articulações.
A maioria das doenças que causam inflamação da articulação também pode desencadear um problema de sinovite.
Você já sentiu um aumento na temperatura ou inflamação no cotovelo, joelho, ombro ou quadril devido ao aumento do líquido sinovial?
A inflamação da membrana sinovial é muito mais frequente do que pensamos, portanto, se você tiver dúvidas, consulte seu médico para poder identificá-la e receber o tratamento apropriado.
Sintomas de sinovite
Os sintomas mais comuns associados à sinovite são os seguintes:
- Sensação de calor na área.
- Hipersensibilidade ao toque.
- Inchaço na articulação devido ao aumento do fluido nela.
Causas da sinovite
As causas da inflamação ou irritação da membrana sinovial podem ser devidas a várias razões, tais como:
- Má postura
- Torção
- Doença reumática, gota ou infecciosa
- Produção excessiva de ácido úrico
- Acúmulo de cristais na articulação como resultado do consumo de álcool
- Insuficiência renal crônica
- Hipertensão
- Outras doenças
O especialista geralmente confirma a presença de inflamação da membrana sinovial com uma extração de líquido sinovial. De fato, esse é um teste que pode ser realizado com o apoio do uso de anestesia local. Depois, a amostra de líquido sinovial é analisada.
O que é tenossinovite?
A tenossinovite consiste em uma condição tendínea (nos tendões), que causa dor nessa área. As pessoas afetadas por esta doença têm dificuldade em pegar objetos, fechar os punhos e virar os pulsos.
As áreas do corpo mais afetadas são os tornozelos, pés, mãos e pulsos. Isso ocorre porque nessas articulações os tendões são longos. No entanto, é possível que a doença ocorra em qualquer área onde haja tendões.
Nos casos em que a doença é causada por cortes no pulso ou na mão, uma infecção pode ocorrer e, consequentemente, a doença pode ser mais grave.
Deve-se notar que não se sabe exatamente qual é a causa da tenossinovite, mas sabe-se que atividades que envolvem a realização de movimentos repetitivos com o pulso ou a mão, como jardinagem, golfe, tênis ou levantar um bebê, podem piorar os sintomas.
Sintomas de tenossinovite
A tenossinovite é caracterizada pelos seguintes sintomas:
- Inflamação e dor na base do polegar.
- Dificuldade em realizar ações como beliscar.
- Problemas para mover o polegar.
- Sentir que o polegar está imobilizado ao movê-lo ou que é tocado por agulhas.
Os sintomas podem atingir uma área mais ampla do que o polegar, caso não seja recebido tratamento adequado. Portanto, a dor pode afetar até mesmo o antebraço, mas ainda afetar a base do polegar.
Causas da tenossinovite
Como mencionado acima, não se sabe exatamente quais são as causas da tenossinovite, mas sabe-se que a condição pode estar relacionada à sobrecarga do punho.
A razão pela qual sobrecarregar o punho pode ser um fator de risco está nos tendões, uma série de estruturas semelhantes a um cordão que mantêm os ossos juntos com os músculos.
Os tendões do pulso e a base do polegar deslizam fluidamente através de um pequeno túnel que os conecta para que você possa realizar ações como apertar, pegar ou beliscar.
Se movimentos como esses forem realizados repetidamente no mesmo dia, a bainha que cobre os tendões pode ficar irritada, o que pode fazer com que ela engrosse e inflame, restringindo o movimento natural dos tendões.
Nesses casos, a melhor opção é procurar um ortopedista.
Fatores de risco para tenossinovite
Existem certos grupos populacionais que têm maior risco de desenvolver tenossinovite, uma vez que as atividades que realizam implicam uma maior probabilidade de contrair a doença. Esses grupos são os seguintes:
- Pessoas entre 30 e 50 anos estão em maior risco de desenvolver tenossinovite em comparação com outros grupos, como crianças.
- As mulheres correm um risco maior de sofrer da doença do que os homens.
- A gravidez está associada a uma maior probabilidade de a condição ocorrer.
- As pessoas que trabalham cuidando de bebês também estão em maior risco, já que levantar bebês envolve o uso dos polegares repetidamente.
- Alguns empregos, esportes e hobbies são considerados fatores de risco. Especificamente, todos aqueles em que movimentos repetitivos devem ser realizados com o pulso e a mão, incluindo o trabalho de escritório.
Gostou de saber mais sobre o que é sinovite e tenossinovite? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!
Leia aqui também: 6 maneiras de limpar sua mente e corpo: meditação, óleos essenciais e mais
Descubra mais sobre Andrezza Barros
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.