Tempo de Leitura: 4 Minutos

Em inglês a série ganhou o nome de ‘The Game’ e está no ar em formato de filme nos Estados Unidos e Reino Unido pela Amazon International

Após sucesso no Amazon Prime Vídeo, o filme ‘O jogo’ entrou para o catalogo internacional da plataforma, sendo distribuído para Estados Unidos e Reino pela Amazon Internacional. Na história 12 atores ficam confinados em uma casa para disputar quem será o próximo protagonista de uma novela da maior emissora do país. A trama mistura realidade e ficção, tecendo uma crítica ferrenha ao universo dos realities shows.

A produção é da Multiphocus e teve a Spoiler filmes como co-produtora, direção de Felipe Brêtas, que também assina o roteiro e argumento junto a Lipy Adler e produção de Marcello Krengiel. A história tem como base a paixão dos brasileiros pelos realities shows. Isso fomentou a idealização do projeto, que tem formato de mockumentary, um tipo de pseudocumentário que, no caso desta produção, tem como objetivo satirizar a experiência vivida neste tipo de programa de entretenimento.

– Gravamos tudo em 2019, antes da pandemia, em um hotel chamado Casanova Residence, na Barra da Tijuca (RJ). Lá elenco e equipe ficaram confinados, ou seja, uma experiência já meio reality já nos bastidores da produção – ressalta o diretor Felipe Brêtas.

A produção, que traz em seu elenco nomes como Leo Paes Leme, Ronan Horta e Lipy Adler, entrou no Brasil no formato de seriado em agosto de 2020 na Amazon Prime Video, e em maio de 2021 ganhou o formato filme na Amazon International (Estados Unidos e Reino Unido).

– O projeto surgiu da ideia de empreender em algo que somasse experimentação artística com laboratórios técnicos, em um modelo de negócios que dependesse menos das leis de incentivo – conta Brêtas.

Sobre o processo de realização da produção, ele contou com uma maneira diferente de fazer.

– O roteiro só era enviado ao elenco na noite anterior a da filmagem, para poder conferir reações mais verdadeiras e espontâneas por parte dos atores – destaca o diretor.

Além disso, Felipe Brêtas conta que foi preciso fazer uma extensa pesquisa sobre o universo dos realities shows, e que contou com ajuda de profissionais do ramo para realização da produção, como Luiz Antônio Pilar, que já foi diretor de uma das edições do Big Brother Brasil e fez a supervisão artística do projeto.

– O projeto foi realizado de forma colaborativa e inédita. Com criação coletiva, regado à liberdade artística e com um orçamento bem apertado. Mas a repercussão tem sido muito boa, todas as pessoas que assistem em formato de série ou de filme, tecem comentários positivos acerca do roteiro e da produção como um todo, em especial à crítica ácida da produção sobre o universo dos realities shows – finaliza Felipe.

Sobre Felipe Brêtas:

O diretor é técnico em Produção Cinematográfica pela AIC-TV, especialista em planejamento estratégico pela ESPM-Miami AD School, pós-graduado em Gestão do Entretenimento pela FGV, e Ph.D. em Ciências Políticas e Econômicas pela Universidade de Málaga na Espanha. Deu início em sua carreira em 2008, empreendendo em sua primeira produtora, a Yogi Filmes, e tem em seu currículo títulos como:  ‘O Último Virgem’, onde atuou como diretor e produtor, disponível nas plataformas de streaming Netflix e Globoplay e ‘RIO #semlimites’, como argumentador e diretor, disponível atualmente na Amazon Prime Video. Além de ter atuado como produtor nos filmes, ‘Ziraldo, Uma Obra Que Pede Socorro’ de Guga Danneman; ‘Bob RUM – A história de um Silva’, de Marcelo Gularte; ‘American Thief’, de Miguel Silveira; ‘Mão na Cabeça’, de Milton Alencar Jr.; e ‘O Último Animal’, de Leonel Vieira.

– Minha formação como diretor se iniciou ainda jovem com a produção de conteúdo para a web como videoclipes e branded content, depois passei a dirigir campanhas publicitárias e institucionais de grandes marcas. No cinema, comecei com curtas e rodei diversos festivais, além dos longas metragens dirigindo making of de grandes filmes do cinema nacional. Depois de 15 anos de estrada, dirigi filmes e séries que estão nas mais importantes plataformas como Netflix, Globoplay e Amazon Prime Video – finaliza.

Autor

Share.

Andrezza Barros (Niterói, 21 de abril de 1995) é uma jornalista, colunista e entrevistadora do entretenimento.

Leave A Reply

%d blogueiros gostam disto: