A influencer Wanessa Moura fez uma queixa recente sobre as políticas do Instagram que, segundo ela, parece estar dificultando a vida de muitas pessoas que trabalham diretamente com as redes sociais. Há algum tempo ela tem notado a diferença de engajamento nas suas publicações e percebeu que isso tem a ver principalmente com a roupa que está vestida nas imagens. “O Instagram parece favorecer a nudez, o algoritmo só entrega as minhas fotos de biquíni”, declarou.
Wanessa também é modelo, então publica muitos editoriais de moda em que surge com roupas de banho ou lingerie, e nota a discrepância de curtidas que recebe, além do número de comentários. Para ela, essa absorção do conteúdo não tem a ver com o interesse dos seus quase 1,5 milhão de seguidores, mas com o alcance oferecido pela plataforma. “Já recebi mensagens de parte do meu público dizendo que meus posts não aparecem para eles”, esclarece a influencer.
Vale ressaltar que pesquisas já foram realizadas para investigar o que acontece nesses aplicativos e o resultado apontou que mulheres com roupas íntimas ou trajes de banho são exibidos 1,6 mais vezes do que imagens com elas vestidas. No caso de homens, a taxa é de aproximadamente 1,3. “É uma situação extremamente machista, como pode um algoritmo ser trabalhado com um viés machista e misógino?”, questiona Wanessa.
A influencer aponta ainda que não compactua com a nudez nas redes porque acredita que isso desvaloriza as mulheres. “Não sou a favor da nudez de mulheres na internet, isso não valoriza a gente. Mas uma foto de lingerie para um catálogo, um editorial de moda não tem problema algum. O que não pode acontecer é que essas imagens sobressaiam absurdamente mais que as outras”, finaliza.
Descubra mais sobre Andrezza Barros
Subscribe to get the latest posts sent to your email.