Tempo de Leitura: 2 Minutos

No dia 18 de dezembro, às 19 horas, com transmissão ao vivo pelo Facebook e canal do projeto no YouTube, o grupo de cordas, Ensemble Guarany, sob comando do maestrina Natália Laranjeira, se une à solista Thayana Roverso, para apresentarem um repertório que pretende ressignificar o sentimento natalino e provocar reflexão no público. O ‘Canções Natalinas com Ensemble Guarany’ é o último espetáculo deste ano, da temporada 2020-2021 dos Concertos Astra-Finamax.

O Ensemble Guarany é um conjunto instrumental de cordas formado pelos chefes de naipe da Camerata Filarmônica de Indaiatuba, Alexandre Cruz (Violino I), Mimi Ambiel (Violino II), Gabriel Rodrigues (Viola), Sabrina Passarelli (Violoncelo) e Daniel Danzi (Contrabaixo), que realiza apresentações musicais com objetivo de divulgar e tornar acessível a música de concerto brasileira e internacional.

O repertório da apresentação terá passagens da música popular nordestina, trilha sonora de filme e as clássicas canções natalinas, cercadas pelo lirismo e versatilidade para uma orquestra de cordas. “Em um ano totalmente atípico, não poderíamos perder um momento tão importante, então pensamos em um repertório que restaurasse as sensações e os sentimentos que o Natal traz”, conta Natália Larangeira, maestrina do espetáculo.

O grupo que tem estreia nos Concertos Astra-Finamax, deseja surpreender o público com a sonoridade da música erudita: “Mesmo de forma on-line, imaginaremos a interação entre nós, músicos, e o público, para apresentar a música erudita e transformar vidas neste Natal”, acrescenta a maestrina. A apresentação ainda conta com a participação especial da soprano Thayana Roverso, que interpretará algumas das canções da noite. A 23ª temporada dos Concertos Astra-Finamax conta com a produção da Atique & Atique Produções Culturais e com o patrocínio das empresas Astra e Finamax.

Palestra educativa

Além da apresentação ao vivo do concerto, os interessados ainda podem conferir uma palestra on-line ministrada pelo musicólogo Daniel Mota e conhecer mais sobre a formação do quinteto de cordas e o repertório do concerto. O material, disponibilizado inicialmente para os professores da rede estadual e municipal de ensino de Jundiaí, está disponível no canal dos Concertos Astra-Finamax no YouTube.

Inclusão social

As apresentações dos Concertos Astra-Finamax contam com tradução em libras, inclusive da palestra, e áudio book do programa, que é disponibilizado no site do projeto, na véspera dos espetáculos.

Doações

Durante a apresentação virtual, o público poderá fazer doações através de um QR Code ou transferência bancária que aparecerão na tela. Os valores arrecadados serão revertidos à Fundação Casa da Cultura, ao Instituto Jundiaiense Luiz Braille e ao Coral Infanto-Juvenil Pio X, instituições localizadas em Jundiaí (SP) que são beneficiadas com a venda de ingressos dos espetáculos presenciais. Para quem já deseja fazer a sua doação, os dados da conta são: Itaú agência 0796, conta corrente 89363-4, Cnpj 13.379.766/0001-70 – Pix no CNPJ.

Autor

Share.

Andrezza Barros (Niterói, 21 de abril de 1995) é uma jornalista, colunista e entrevistadora do entretenimento.

Leave A Reply

%d blogueiros gostam disto: