Autêntica, conectada e movida por propósito, não é novidade que a Geração Z está transformando profundamente o ambiente de trabalho. Esses jovens profissionais já representam cerca de 27% da força de trabalho global, segundo relatório da Deloitte. Com um perfil que valoriza a autonomia, o aprendizado contínuo e experiências altamente personalizadas, eles desafiam empresas a repensarem seus modelos tradicionais de capacitação e retenção.
É nesse cenário que o papel do RH e das plataformas de educação digital ganha novo protagonismo. Para a Geração Z, a capacitação precisa ser sob demanda, gamificada, mobile-first e, acima de tudo, alinhada aos seus valores e ritmos individuais. A pressão por trilhas de desenvolvimento mais imersivas e flexíveis reflete também um mercado em que o aprendizado é visto como diferencial competitivo.
Para entender como as empresas podem se adaptar a essa nova mentalidade, conversamos com Daniel Parra, Country Manager da ODILO LATAM, empresa global de EdTech que vem ajudando organizações a criarem ecossistemas de aprendizagem ilimitados, centrados na personalização, tecnologia e inovação. Na entrevista, ele compartilha estratégias e soluções que têm revolucionado a forma como a nova geração aprende e se engaja no ambiente corporativo — apontando caminhos que unem tecnologia, cultura de feedback e propósito. Confira:

ENTREVISTA COM DANIEL PARRA
A Geração Z tem um perfil de aprendizado rápido e contínuo. Como o RH pode criar trilhas de desenvolvimento profissional que sejam realmente atraentes e eficazes para esses profissionais?
“Para atrair e reter a Geração Z, o RH deve oferecer experiências de aprendizagem flexíveis, personalizadas e alinhadas com suas expectativas digitais. Na ODILO, empresa global de EdTech, facilitamos a criação de ecossistemas de aprendizagem ilimitados que permitem às empresas treinar e desenvolver suas forças de trabalho de acordo com os requisitos corporativos e adaptáveis ao ritmo e aos interesses de cada funcionário. Além disso, experiências imersivas, como micro aprendizagem, gamificação e comunidades de aprendizagem colaborativa, ajudam a manter o envolvimento e a garantir que o conhecimento seja aplicado diariamente.
Com a nossa plataforma, as empresas podem centralizar o consumo de conteúdo em um único ecossistema, otimizando recursos e obtendo insights importantes sobre o desempenho de suas equipes. A capacidade de acesso on-line e off-line aumenta o envolvimento e a retenção de talentos.”

A personalização da capacitação tem sido uma demanda crescente. Como as empresas podem usar soluções digitais para oferecer experiências de aprendizado mais flexíveis e alinhadas às expectativas dos colaboradores?
“As soluções digitais desempenham um papel fundamental nesse processo. A ODILO permite que as empresas criem ecossistemas de aprendizagem ilimitados, acessíveis e adaptáveis a diferentes perfis.
As soluções digitais permitem que o treinamento seja feito sob medida para cada funcionário, garantindo uma experiência única e eficaz. Na ODILO, ajudamos as empresas a projetar ecossistemas de aprendizagem ilimitados que se adaptam aos diferentes perfis e necessidades de suas equipes.
Graças à inteligência artificial e à análise de dados, personalizamos as recomendações de conteúdo para cada usuário, garantindo que o aprendizado seja relevante e esteja alinhado aos objetivos individuais e corporativos. Nossa plataforma oferece acesso a um amplo catálogo de recursos em vários formatos (cursos, audiolivros, vídeos, podcasts, imprensa etc.), permitindo maior flexibilidade e promovendo uma cultura de aprendizado contínuo.”
A tecnologia está transformando a forma como os profissionais se qualificam e crescem dentro das empresas. Como o RH pode utilizar plataformas de educação digital para aumentar o engajamento e a retenção de talentos?
“A tecnologia revolucionou o aprendizado corporativo, tornando-o mais acessível, dinâmico e personalizado. Na ODILO, acreditamos que o segredo é criar um ecossistema ilimitado que permita aos funcionários desenvolver suas habilidades de forma autônoma e contínua. As empresas podem oferecer experiências personalizadas, combinando inteligência artificial para recomendar conteúdos alinhados aos interesses individuais e aos objetivos estratégicos da organização.
A diversidade de conteúdo garante que cada profissional encontre a melhor maneira de aprender, em seu próprio ritmo. A plataforma da ODILO tem acordos com mais de 7.300 provedores de conteúdo educacional digital multiformato (cursos, aplicativos interativos, vídeos, podcasts, imprensa, revistas, audiolivros, livros etc.), que se adaptam aos usuários, dando-lhes a possibilidade de consumir conteúdo de qualquer dispositivo e sem restrições.
Essa abordagem não apenas melhora a qualificação dos funcionários, mas também fortalece o vínculo entre a empresa e seus talentos, transformando o aprendizado em um diferencial estratégico para atrair e reter profissionais.”

Feedbacks constantes e aprendizado dinâmico são essenciais para a Geração Z. Como as empresas podem integrar essas práticas no cotidiano corporativo para garantir um desenvolvimento profissional mais eficaz?
“Para garantir um desenvolvimento profissional eficaz, uma cultura de feedback deve ser integrada ao trabalho cotidiano com ferramentas que facilitem avaliações em tempo real, mentoria e aprendizado colaborativo.
Na ODILO, usamos inteligência artificial e análise de dados para monitorar o progresso dos funcionários, permitindo que o RH e os líderes ajustem as estratégias de desenvolvimento com base em necessidades específicas. Nossa plataforma oferece recomendações personalizadas, acesso a conteúdo sob demanda e experiências imersivas que capacitam o aprendizado autodirigido.
Ao integrar essas práticas com uma tecnologia inovadora, as empresas podem fortalecer o desenvolvimento de suas equipes e criar um ambiente de crescimento contínuo, em que o feedback e o aprendizado são uma parte natural da cultura corporativa.”
Descubra mais sobre Andrezza Barros
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.