“La France est le pays des délices”, em português “A França é a terra das delícias”, isso é verdade. Certo? As pessoas geralmente costumam associar a França com algo chique, elegante, e além da famosa Torre Eiffel na Champ de Mars, 5 Av. Anatole France, a sua gastronomia também é bastante lembrando pela confeitaria.
Há algo que o Brasil ultimamente tem se destacado, é no empreendedorismo, e isso não é exceção na cidade de Niterói. Em uma viagem de estilos e sabores que cruza o oceano, o trio de empresárias Júlia Leal, Rafaela Huguenin e Gisele Leal reuniram tudo o que há de melhor nos conceitos de confeitaria, gelateria e bistrô em um único ponto – a Encanteria.
Localizada em um dos bairros mais prestigiados da cidade, mais precisamente no n° 264 da Rua Nóbrega, o lugar é um verdadeiro ninho para experiências inéditas, ou seja, é impossível você ir e o local não ficar marcado na memória. E ai, topa vim conhecer esse encanto com a gente?
A ‘Encanteria’ foi criada para trazer uma gastronomia mais diferenciada para a Cidade de Niterói. O que vocês poderiam definir como uma gastronomia diferenciada? E vocês acreditam que estão conseguindo atender as expectativas ao planejarem a abertura do estabelecimento?
A gente pensa em coisas tradicionais, mas apresentadas de uma maneira diferente com texturas diferentes, por exemplo. Você come um banoffee na nossa loja, mas ele não é um banoffee tradicional, ele tem várias glaçagens e é um entremet de banofee. Então, o nosso objetivo com a gastronomia diferenciada, conhecendo público de Niterói, é trazer o tradicional e um formato diferente de se ver é pra ti como picadinho na nossa sugestão do chef, porém também vê um arroz negro. Então, é um mix de tradicional com contemporâneo para que a gente consiga trazer uma coisa diferenciada, mas que as pessoas também não estranhem muito e consigam ter uma sinergia e uma identificação com a nossa gastronomia.
Eu acredito sim que estamos conseguindo atender as expectativas, não só com sabor, mas si com o ambiente. A Encanteria, ela foi pensada para ser um ambiente onde todo mundo quer estar e que com certeza isso é uma das coisas que a gente está conseguindo atingir. As pessoas estão indo, estão curtindo, voltando, tão virando clientes fieis, porque é muito mais do que comida, a gente traz a experiência de ter um local onde estão acontecendo três operações ao mesmo tempo, onde temos uma grandiosidade de variedades em relação a produtos – confeitaria, gelateria, bistrô. Temos duas cozinhas funcionando no mesmo estabelecimento, temos o gelato que é produzido artesanalmente, todos os nossos produtos são produzidos dentro da casa. É um ambiente muito diferente que do que a gente vê aqui em Niterói, além de ser um lugar lindo e ser um ambiente agradável estar.
Algo super importante que os moradores de Niterói e arredores precisam saber, onde fica localizada ‘Encanteria’ e qual o horário de funcionamento?
Aconteceu na verdade por um acaso. Minha prima, a Rafaela, ela me chamou durante as férias da minha faculdade de Direito para fazer “Os Quitutes da Rafa”, que era uma marca que ela queria fazer de doces simples, coisa tipo, de copo da felicidade a empadão, uma coisa muito simples. Eu como sempre fui muito empreendedora e sempre gostei de negócios, topei a ideia para fazermos sim uma graninha extra. A coisa foi tomando uma dimensão muito maior do que a gente imaginava. Primeiro, a gente a gente chegou à conclusão que não conseguiríamos fazer e vender ao mesmo tempo, então nós chegamos a 15 revendedores da nossa marca na época.
Seguindo esse modelo, a gente começou a procurar lugares que pudessem acoplar essa operação de revendedores, entretanto, no meio do caminho, a gente viu que esse modelo não era tão escalável e que a margem era muito pequena para o trabalho que ia dar. A gente mudou de ideia, pulamos para bolos personalizados, e chegamos nesse meio querendo fazer os bolos mais personalizados de Niterói, e os clientes curtiram muito isso. Conseguimos muitos clientes e chegou até que a gente viu já no modelo anterior, não tinha mais espaço, nesse então, se tornou realmente impossível. A gente começou a procurar um lugar, achamos o local na Rua Nóbrega, e vimos que aquele lugar era muito grande, mais do que a gente imaginava, só que na pandemia, o aluguel estava muito barato, então a gente pensou: “Esse lugar é muito bacana, tem uma localização muito legal, então vamos incrementar”.
Fomos para São Paulo em busca de modelos de negócio e encontrarmos o Casaria do Diego Lozano. A gente se inspirou no modelo de negócio dele em conjunto com a nossa sócio-investidora, a Gisele, que viu esse modelo e falou – “cara, é isso que a gente tem que fazer”. Só que ele tem uma padaria ao invés de nós que temos uma gelateria, confeitaria e bistrô. Ele tem uma padaria e gelateria.
Como chegou a ideia de criar a ‘Encanteria’ e toda a inspiração na culinária e estilo de Paris?
Em relação à inspiração de Paris, ela vem muita da confeitaria pâtisserie que é muito francesa. Então, como a gente iniciou nesse caminho, veio daí a inspiração francesa da loja. Todas as receitas são muito francesas, tudo é muito francês, então só o gelato mesmo que é que é mais italiano, mas o bistrô, ele tem uma raiz muito francesa e a loja, toda a identidade visual foi desenvolvida pensando nessa estética francesa, nessa estética clean, estética de pâtisserie, mesmo de alta confeitaria.
Uma das características que a Encanteria trouxe foi a divisão do lugar em confeitaria, bistrô e gelateria, fazendo com que se torne um ambiente para múltiplos públicos. Como foi feita essa divisão de especialidades?
Então como nós temos duas cozinhas, uma de confeitaria e uma de bistrô, então a parte da confeitaria é dividida também com a gelateria, e é basicamente assim que a gente divide as operações. No andar de baixo fica a confeitaria e a gelateria, e no andar de cima, o bistrô que fica numa cozinha aberta.
Sabemos que a Encanteria foi fundada por três sócias. Além da gastronomia, o que as uniu nesse projeto?
Então, além de sócias, somos família. A Gisele, que é a investidora mesmo, que acreditou em mim na Rafaela, ela é minha mãe, e a Rafaela é minha prima. A gente começou, nós duas juntas, eu e a Rafaela, e a minha mãe vendo o nosso brilho nos olhos, vendo a nossa dedicação, acreditou muito no projeto e veio com essa veia investidora e nós fundamos a Encanteria.
Apesar de já terem se tornado populares, a loja possui ainda pouco tempo de existência. Como consideram a evolução de vocês nesses últimos tempos e o que acharam do mercado na cidade, tanto para os empreendedores como para os frequentadores?
Eu, Júlia, sou a diretora comercial da Encantaria, e toda a estratégia, a gente estudou durante um ano o mercado niteroiense, estudamos muito o nosso público-alvo, nessa persona, e é isso que eu devo o nosso sucesso. Não foi algo aleatório. A loja é muito bonita, tudo é muito bem montado e a gente tem uma identidade visual muito coerente com atendimento, com os produtos, então tudo que envolve o projeto traz ao consumidor essa segurança, credibilidade e esse aconchego mesmo. Quando uma marca, ela às vezes se perde um pouco, isso traz uma coisa não tão aconchegante para o consumidor, e ele acaba ficando perdido e não acredita tanto e não se engaja tanto com a marca. Como a Encanteria foi muito bem pensada, todos os detalhes, identidade visual, design, atendimento ao cliente, experiência do cliente, sabor, produtos… Tudo isso foi muito bem arquitetado e pensado, e então é isso que eu devo esse sucesso. O mercado niteroiense é um mercado diferente. A gente precisa unir o tradicional com o contemporâneo, colocar o diferente com um preço adequado, que aí se você sabe unir todas essas qualidades junto com uma experiência inesquecível, o cliente fideliza.
Outro ponto que chama atenção englobando tanto os pratos como o design do ambiente, é a aparência tumblr e as inspirações parisienses. De onde veio essa ideia e como foram feitas as construções e adaptações?
Essa ideia de um ambiente instagramável foi muita minha. Como diretora comercial, eu já vi esse movimento muito forte nas mídias sociais, há um tempo a gente vê isso, então, a Encantaria para mim foi uma estratégia, visualmente falando, muito bem pensada para que as pessoas entrassem e tivessem que registrar a compra delas. Isso para que fosse um objeto de desejo, a Encanteria se se torna isso, então por isso é tão instagramável, por isso é tão agradável. Todo o designer é muito lindo, pois as pessoas não tem como entrar e não registrar. Até mesmo, as pessoas que passam na rua e não entram, elas precisam registrar. Cada detalhe, moldura, pintura, frase, tudo é muito inspirador e é muito tumblr mesmo. Isso foi totalmente proposital. Eu me reuni com a equipe de arquitetura da A4 Arquitetos, e a gente montou esse ambiente super lindo e instagramável.
Acompanhe a Encanteria no Instagram
Descubra mais sobre Andrezza Barros
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.