
Não é de hoje que o uso da bioplastia – com aplicações de silicone líquido industrial ou PMMA em grandes quantidades – é apontado como um grande risco para saúde. Porém, o cirurgião plástico Dr. Luiz Haroldo Pereira, médico referência, com mais de 40 anos de experiência, volta a fazer alertas ao uso após receber diversos casos nos últimos meses com complicações por conta desses procedimentos feitos com outros profissionais.
Olá Dr. Luiz, tudo bem? O uso de bioplastia não é indicado por ser um grande risco à saúde. Que tipo de procedimento o senhor como cirurgião plástico utiliza?
Dr. Luiz: Olá Andrezza e leitores, tudo bem e vocês? É um prazer poder falar com vocês. Vamos lá! A bioplastia não deve ser realizada, pois é sempre produto sintético, tipo metacril ou silicone industrial. E o organismo reage sempre, pois não é um produto biológico.
Tudo que é injetado não se consegue remover. O produto injetado muda de lugar, pois é uma molécula pesada que vai migrar e o organismo reage sempre tentando eliminar.
Como uma pessoa pode ficar alerta em saber se aquele produto que será injetado em si é silicone industrial ou não?
Dr. Luiz: Não acredite em solução mágica e barata. Procure sempre um especialista, além disso, faça uma cirurgia, não uma injeção para aumentar os glúteos e outras regiões. A única exceção de aplicação possível é o ácido hialurônico, que com o tempo o organismo absorve.
Quais são suas maiores indicações para quem procura o uso de silicone?
Dr. Luiz: As áreas mais injetadas são as regiões glúteas e flancos. O melhor para estes pacientes é a gluteoplastia com enxerto de gordura ou prótese de silicone.

Qual é a frequência de mortes com o uso do silicone industrial?
Dr. Luiz: Há muitos relatos de mortes e de complicações estéticas graves pela bioplastia. Alguns casos são famosos e repercutem na mídia tentando alertar, mas temos novos casos sempre.
Tendo mais de 40 anos de experiência, nos conte um pouco sobre sua carreira.
Dr. Luiz: A minha vida profissional começou na Faculdade de Medicina na Universidade Federal do Pará. Fiz residência de cirurgia geral no Laserj e residência de cirurgia plástica no Hospital dos Servidores do Rio de Janeiro. Depois fiz mais dois anos de especialização em Paris. Sou pioneiro da lipoaspiração e membro titular da nossa Sociedade de Cirurgia Plástica há 40 anos. Tenho vários trabalhos publicados em revistas científicas internacionais e vários capítulos de livros, versando sobre lipoaspiração, enxerto de gordura, abdominoplastia e correções de deformidades por lipo mal feita.
Deixe uma mensagem.
Dr. Luiz: Sempre faça a sua cirurgia com um médico cirurgião plástico verdadeiro e não acredite em milagres. O barato sempre sai mais caro, ainda mais quando falamos da sua saúde.