Um filme sobre as novas formas de economia rumo a um mundo mais sustentável, regenerativo, justo e feliz. Líderes empresariais e pensadores falam sobre tendências e práticas que podem transformar a economia. Estamos vivenciando uma redefinição do Conceito de Sucesso nos Negócios onde as empresas não competem para serem as melhores do mundo e sim as melhores para o mundo.
Este é o mote de “Muito Além do Lucro”, de Mara Mourão, que entra em cartaz em circuito comercial no dia 2 de outubro. O documentário ganha pré-estreia em Belém (PA), no Encontro+B Amazônia 2025, no dia 3 de setembro, quarta-feira, às 14h20min, na UFPA. O filme também terá prévia em São Paulo (SP), no dia 25 de setembro, quinta, às 20h, no Cine Marquise.
“O filme nasceu do desejo de mostrar que outra economia é possível, uma economia que alia retorno e regeneração”, explica Mara Mourão, realizadora do longa documental “Doutores da Alegria”. “As estatísticas sobre investimentos verdes e o fortalecimento dos negócios de impacto nos inspiraram a contar uma história que entrelaça dados e emoções, conectando o espectador à urgência de agir com consciência e visão de futuro”, complementa a diretora.
A produção ouve líderes e pensadores que já estão pondo em prática ações que podem transformar a economia. O roteiro traça um arco narrativo que vai desde o capitalismo ortodoxo até o aparecimento das novas economias. O primeiro considera que a principal missão do sistema era a geração de emprego e maximização do lucro, sem levar em consideração os impactos negativos do negócio, enquanto o último aponta para um sistema mais sustentável.
Entre os 29 entrevistados estão Raj Sisodia, co-fundador do movimento Capitalismo Consciente; Tshering Tobgay, 1° Ministro do Butão; Sergio Londoño, ex-prefeito e executivo colombiano; Eduardo Moreira, economista, ex-banqueiro e fundador do ICL – Instituto Conhecimento Liberta; Marcel Fukuyama, cofundador do Sistema B no Brasil; e Jéssica Silva, co-fundadora da BlackWin e co-CEO do Sistema B.
“Muito Além do Lucro” também deu origem a um livro homônimo, escrito por James Marins, autor de “A Era do Impacto” e fundador do Instituto Legado. Incorporando o teor dos depoimentos, em especial trechos que não entraram na edição final do documentário, a obra, editada pela Editora Voo, será lançada na pré-estreia do filme em São Paulo.
Serviço:
“Muito Além do Lucro”, de Mara Mourão
Estreia no circuito comercial: dia 2 de outubro de 2025
Site e redes sociais: @muitoalemdolucro
“Muito Além do Lucro” | Trailer oficial
Pré-estreia em Belém (PA) no Encontro+B Amazônia 2025
Quando: 3 de setembro, quarta, às 14h20min, na UFPA (R. Augusto Corrêa, 01- Guamá)
Pré-estreia em Sâo Paulo (SP)
Quando: 25 de setembro, quinta, às 20h, no Cine Marquise (Av. Paulista, 2073 – Cerqueira César)
Créditos
Roteiro e Direção: Mara Mourão
Produção Associada: Luiz Augusto Candiota e Ruth Reis
Produção Executiva: Fernando Dias, Maurício Dias e Tatiana Battaglia
Direção de Conteúdo: Kiko Ribeiro
Montagem: Marco Korodi
Direção de Fotografia Entrevistas: Danilo Mantovani
Direção de Fotografia Coberturas: Tiago Silvacam
Direção de Produção: Bianca Corona, Moisés Gouveia e Isabel Oliva
Coordenação de Produção: Erica Suzumura
Produção de Base e Campo: Andreia Bolonhini, Isabela Carvalho e Erika Marina
Pesquisa de Imagens e Licenciamentos: Maria Eugênia Perez Calixto
Assistência de Produção Executiva: Moisés Gouveia e Isabela Carvalho
Assistência de Produção: Priscilla Eleotério
Controller: Raphaele Estevam
Assistência Financeira: Cristiano Duarte
Sobre Mara Mourão – diretora
Mara Mourão é diretora, roteirista e produtora de longas metragens, séries de TV e documentários. Formou-se em cinema na Faap e cursou a New York University e a New School University. Trabalhou em publicidade durante mais de 10 anos, na direção de filmes comerciais, alguns premiados em festivais internacionais. Através de sua produtora, a Mamo Filmes, dirigiu, roteirizou e produziu seis longas-metragens, cinco séries de TV e três telefilmes.
Com estas obras foi reconhecida pela UNESCO e ganhou dezenas de prêmios no Brasil e exterior, entre eles: Melhor Filme no Washington DC international Film Festival, Melhor filme no DOC MIAMI international Film Festival, dois Kikitos no Festival de Gramado, indicação ao EMMY Awards e o Selo da UNESCO considerando um de seus filmes “Uma obra que promove uma Cultura de Paz”. O objetivo da produtora Mamo Filmes é realizar filmes que estimulem a audiência através de ideias inovadoras para a construção de um mundo melhor.
Descubra mais sobre Andrezza Barros
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.



