O período de grandes promoções no varejo brasileiro está chegando: em 29 de novembro milhares de lojas on-line e físicas aplicarão descontos para participar da Black Friday. Para o consumidor que gosta de umas comprinhas nesse período, no entanto, é preciso ter muita atenção para não comprometer o orçamento familiar.
De acordo com Eduardo Trigueiro, educador financeiro do Sicoob, para quem se planeja é possível até comprar antecipadamente os presentes de Natal. “Mas é preciso ter cautela e observar o que realmente faz sentido. Muitas lojas se aproveitam desse período para fazer o consumidor comprar por impulso e isso nunca é um bom negócio”, explica.
Para fugir dessa armadilha, diz o educador financeiro, é necessário manter o foco na compra que realmente é necessária e estava planejada. Ele ressalta que sem uma pesquisa prévia, comparação de preços e cálculos “na ponta do lápis”, é muito possível que o consumidor acabe perdendo o controle e gastando mais do que o necessário. “Minha dica é fazer um monitoramento de valores. Hoje é mais fácil, diversas ferramentas on-line já acompanham preços. Assim, você vai ver se está, de fato, embarcando em uma promoção ou em um barco furado”, destaca.
Outra dica do especialista é ter em mente exatamente o que se quer comprar para não ultrapassar o orçamento reservado aos presentes de fim de ano. “Tente obter o melhor que o seu recurso financeiro pode lhe proporcionar, mas sem fazer loucuras. É possível, com planejamento e disciplina, aproveitar as promoções da Black Friday para as compras de final de ano sem corromper seu futuro financeiro”, afirma Eduardo.
Para quem tem dificuldade de realizar um planejamento, o Sicoob dispõe de educadores financeiros aptos a prestarem consultorias sobre o assunto, e o melhor, gratuitamente. Basta acessar aqui e agendar o atendimento.
Descubra mais sobre Andrezza Barros
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.