Tempo de Leitura: 4 Minutos

Há mais de um ano o mundo, de forma geral, vivemos um período difícil e conturbado diante da ameaça provocada pela pandemia da Covid-19. E lidar com as emoções em tempos normais já não era tarefa fácil, desde o início de 2020 isso se tornou ainda mais complicado. Depressão, incertezas, angústia, crise econômica, desemprego, perdas de pessoas queridas, mudança na rotina diária, entre várias outras coisas, estão levando muita gente a desenvolver quadros graves de estresse.

De acordo com a farmacêutica e proprietária do Grupo Personalize, Aline Sampaio, a baixa de vitamina D é um dos fatores que influenciam nas mudanças constantes de humor. Ela também influencia na produção de serotonina, neurotransmissor responsável por manter o nosso sistema nervoso em equilíbrio. O estresse também está relacionado a problemas financeiros, grandes mudanças, problemas familiares e falta de lazer.

Esse problema, claro, não é novidade, principalmente para quem vive na agitação das grandes cidades, mas piorou ainda mais com todo o quadro provocado pela pandemia. O estresse consiste em reações orgânicas e psíquicas provocadas por um estímulo externo negativo e que desequilibra todo o nosso organismo, algumas vezes de forma altamente perigosa. O estresse afeta o sistema imunológico, cardíaco, vascular, entre outros pontos. Diante de tamanha desordem o corpo tenta reagir, mas de maneira desordenada prejudicando, assim, até mesmo a saúde da pele e dos cabelos. Confira a entrevista:

 O que pode causar um estresse crônico?

O estresse pode ser causado por vários fatores, sejam eles falta de vitaminas, estresse, ansiedade, excesso de trabalho ou medo. Um dos fatores para que haja mudanças constantes de humor, está relacionado a baixa de vitamina D no organismo, já que a mesma influência na produção de serotonina (neurotransmissor responsável por, entre outras coisas, manter nosso sistema nervoso em equilíbrio). Além disso, o estresse está ligado a problemas financeiros, grandes mudanças, falta de tempo para o lazer, e problemas familiares. Os sintomas mais comuns incluem dor de cabeça, desordens do sono, dificuldade de concentração, temperamento.

Um dos principais sintomas do estresse é a aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão e grandes alterações hormonais. Por isso, a exposição a situações de estresse por longos períodos pode provocar o surgimento de doenças tanto físicas quanto emocionais. A principal doença ligada ao estresse é a cardiovascular, pois quando o estresse se torna crônico, estas alterações no fluxo sanguíneo podem causar irregularidades no funcionamento do aparelho circulatório e até mesmo provocar o entupimento de veias e artérias, o que pode comprometer ainda o funcionamento de outros órgãos. Nos quadros mais graves, o estresse crônico pode evoluir para casos de AVC e de infarto. Porém, a depressão, transtornos alimentares, e a insônia também estão muito ligadas ao estresse.

Quais os melhores métodos para se combater o estresse crônico?

Tudo começa pela alimentação saudável. A nossa alimentação é capaz de regular os hormônios liberados no organismo. Através de determinados alimentos, hormônios como a serotonina ‘hormônio da felicidade” é liberada no corpo, promovendo o relaxamento e ajudando a combater ao estresse e a ansiedade.

A alimentação para diminuir e controlar a ansiedade deve incluir alimentos ricos em magnésio, ômega-3, fibras, probióticos e triptofano. O DHA é componente fundamental na formação de toda a estrutura cognitiva e auxiliar na redução dos triglicerídeos, auxiliando na falta de foco causada pelo estresse nos jovens.

Faça boas escolhas na hora de se alimentar, por exemplo, troque o chocolate ao leite por um chocolate amargo de qualidade. Além disso, praticar atividade física, se alimentar bem e ter um sono reparador – dormir de 7 a 8 horas por dia – contribuem para controlar o estresse.

Eu desenvolvi o “Trio Que Transforma”, ele é composto por suplementos fundamentais para o melhor funcionamento do seu organismo: Ômega 3 + Vitamina D3 + Magnésio Dimalato e Magnésio Bisglicinato. Com o uso do trio, você terá benefícios como: melhora da função cardíaca e da pressão arterial, ajuda na manutenção dos níveis de testosterona para um ótimo desenvolvimento muscular, aumento da imunidade, diminuição das chances de depressão, redução da fadiga e cansaço excessivos e um auxiliar para o processo de emagrecimento.

A internet pode ser vista como um meio contemporâneo que contribui para que a sociedade tenha se tornado mais estressada?

Sim. A Internet é uma ferramenta muito presente hoje por trazer muita praticidade e agilidade nas informações, além disso, a comunicação foi facilitada, conectando pessoas de todo o mundo através de aplicativos. Porém, com ela surgiram padrões inalcançáveis, estilos de vida irreais e também as fake news. Isso tudo faz com que a Internet precise ser utilizada de modo equilibrado, assim como tudo na vida, o excesso e a dependência causam sim muito estresse e ansiedade.

Autor

Share.

Andrezza Barros (Niterói, 21 de abril de 1995) é uma jornalista, colunista e entrevistadora do entretenimento.

Leave A Reply

%d blogueiros gostam disto: