Evelyn Chaves ajuda a mudar a vida de milhares através de método inventado na quarentena

Tempo de Leitura: 6 Minutos

Evelyn Chaves dedicou o ano de 2020 na sua Formação de Coach com o objetivo de ajudar as pessoas.

Quando um bloqueio nacional foi imposto em março no ano passado, ninguém prevista nem imaginava o impacto mundial da pandemia COVID-19 no mercado de trabalho em 2020. Segundo o IBGE, mais de 8,9 milhões de pessoas perderam o emprego no pico da pandemia. O ano atípico para todos fez Evelyn Chaves abrir os olhos para o rumo que a sua vida estava tomando.

O processo de coaching geralmente consiste em uma série de sessões individuais entre você e seu coach e geralmente duram de 45 a 60 minutos cada. Alguns clientes se reúnem uma vez por semana, embora alguns gostem de se reunir a cada duas semanas. Você e o coach irão concordar sobre o que funciona melhor para você antes de iniciar o processo e geralmente serão flexíveis se a programação precisar ser ajustada.

Nas primeiras uma ou duas sessões, o coach geralmente examinará seus objetivos, estabelecendo o que você espera alcançar. Se você ainda não tem seus objetivos claros, tudo bem! Os coaches são treinados para fazer as perguntas certas e ouvir ativamente o que você está dizendo para ajudá-lo a decifrar o que realmente importa para você. Buscando um diferencial, Evelyn Chaves criou o método Chaves.

Compromisso, responsabilidade e acompanhamento são alguns dos componentes do processo de coaching e são um grande motivo pelo qual as pessoas que trabalham com um coach progridem muito mais do que quando trabalham sozinhas. Confira a entrevista!

Em 2020 você se dedicou a formação de Coach com o objetivo  de ajudar pessoas. Qual foi o momento ápice em que você pensou que era preciso fazer algo pelo próximo?

O mesmo momento em que eu despertei sobre o meu propósito de vida, que está totalmente alinhado com o meu valor de contribuição. O momento alto disso foi quando a minha tia e madrinha faleceu de COVID e deixou muitas lições sobre o que é o verdadeiro sentido da vida.

A profissão de Coach tem crescido cada vez mais. Para as pessoas que ainda não entendem muito bem como isso funciona, poderia explicar o que de fato você faz?

Coaching é uma metodologia baseada em resultados mensuráveis. O primeiro passo é entender qual a real necessidade do cliente. Para isso é preciso aprofundar no autoconhecimento, entender quais são os primeiros passos na mudança de comportamento e colocar em escala de prioridades. Como: Fazendo estudo de perfil comportamental, sabotadores, valores  e propósito;

Seu método Chaves é formado por: Clareza, Habilidades, Hábitos angulares, , Valores , Autoconhecimento, Vulnerabilidade, Valores, Evolução Contínua  e Sabedoria. Como todas as funções podem ajudar na produtividade e ganho de tempo do indivíduo? 

Clareza é o primeiro passo, o do autoconhecimento, sem ele, não se chega a lugar algum. Habilidades para dar autenticidade na história do coachee. Hábitos angulares para resignificar e inserir hábitos novos dentro da sua rotina.   Ter uma deixa, uma rotina e uma recompensa, já que 40% da nossa rotina acontece de forma automática. Como : escovar os dentes, tomar banho. Por exemplo, quando você vai tomar banho , você não precisa gastar energia para pensar: Hoje eu vou pelo shampoo ou pelo creme. Isso é óbvio, certo?

Apesar dos benefícios, existem muitas pessoas que se passam por Coach, mas na verdade, nem mesmo tem o entendimento do que é ser um. Para que não haja nenhum golpe, como é possível identificar quando alguém está se passando por um falso coach?

Assim como existem médicos bons, médicos ruins e até alguns que compram o diploma. Como saber se eles são bons ou ruins? Passando por uma consulta, por uma avaliação. Num processo de coaching, a primeira sessão aplicada é a da CLAREZA. Nessa primeira sessão já é possível entender se o coach é bom, fez você pensar, tem propriedade da ferramenta, se faz o coachee se movimentar com pequenas tarefas ou se é charlatão. Coach que é coach, não para de estudar e de se aprofundar no desenvolvimento humano. Nem todo mundo está preparado para passar por um processo de coaching.  Assim como médicos, coach também tem especialização, a minha por exemplo é de carreira.

Uma das críticas que a profissão de coach tem passado é pela questão de que muitas vezes a atividade é praticada por pessoas que estejam foram dos estudos da psicologia e que não se encaixavam em um conceito de “conselheiro profissional”. Essa situação já chegou a te trazer dificuldades?

NÃO! Sempre deixo claro para as pessoas que coaching não tem nada ver com psicologia.  Psicólogos são profissionais que tratam  doenças psicossomáticas através de terapia. COACH te ajuda a alcançar seus objetivos através de uma metodologia baseada em resultados mensuráveis. Com atividades que  geram movimento para alcançá-los. Coach de verdade tem parceria com psicólogos e nunca entram na área da  psicologia.

Do que se trata o método Chaves e como você chegou até seu resultado?

Eu consegui chegar ao meu resultado através de ajuda profissional. Coach de verdade, também faz processo de coaching, mentoria de negócios, porque além de ajudar pessoas, é importante cuidar do próprio negócio. Da área financeira, estratégica, vendas, pós vendas e etc..  Eu faço terapia para cuidar das minha emoções, Mentoria para cuidar do meu negócio. Processo de coaching para me ajudar a alcançar meus resultados profissionais.

MÉTODO CHAVES em 3 fases:

– FASE AMARELA (Autoconhecimento e movimento)

Aprofundamento no autoconhecimento.

Análise de perfil comportamental, entender se o coachee é comunicador, executor, analista ou planejado, para assim entender melhor seu comportamento.

Teste de SABOTADORES: Entender  quais são os sabotadores que impedem de ir para o próximo nível.

– FASE LARANJA: (Ação e energia)

Estruturar o caminho, atrair mais clientes para o próprio negócio.

É feito planejamento estratégico e estruturado o passo a passo para alcançar o objetivo desejado.

– FASE VERDE (Crescimento e Liberdade)

Acompanhamento com foco na melhoria contínua e consistência para que se mantenha firme e com ação direcionada para seu objetivo

Qual é o principal objetivo do coach na vida de uma pessoa e quais são as diferenças que esse profissional busca trazer?

É ajudar pessoas a alcançarem seus objetivos profissionais que sozinha ela não consegue. É dar a mão ao longo da jornada do seu cliente. Acompanhar de perto todos os passos até chegar ao seu objetivo esperado.

Soubemos que com a chegada da inesperada pandemia do COVID-19, a retirada da sensação da retirada de uma falsa liberdade que existia em sua vida. Poderia nos explicar um pouco mais sobre o que aconteceu com o seu modo de ver o mundo após o início dessa época que estamos vivendo?

Grande oportunidade que tive de despertar e perceber o quanto eu vivia de maneira automática e cheia de anestésicos.  A falsa liberdade que eu tinha de viajar para fora do país todas as férias, eu esperar 335 dias do ano para ter uma falsa sensação de felicidade por 30 dias. E foi interrompida quando as fronteiras de fecharam. Eu sempre fugia da minha própria realidade e até da minha própria história.

Hoje, depois  de 1 ano, que eu despertei sobre qual o valor da vida, especificamente quando minha tia faleceu, eu resolvi mergulhar no meu eu. Buscar conhecimento, investir em terapia para entender minhas emoções e coaching para me movimentar. E viver de forma intencional por 365 dias ao ano, e não só durante as férias. E hoje eu busco ajudar pessoas a serem intencionais todos os dias, viver com propósito , ser feliz na sua carreira e não serem escravas do dinheiro.

Acompanhe Evelyn Chaves no Instagram

Autores

  • Andrezza Barros (Niterói, 21 de abril de 1995) é uma jornalista, colunista e entrevistadora do entretenimento.

  • Luca Rocha Moreira, mais conhecido como Luca Moreira, é um jornalista, escritor e entrevistador internacional brasileiro. Conhecido por suas entrevistas com mais de 500 personalidades em cinco países diferentes em seus primeiros três anos de carreira. É autor do livro "300 Histórias para Inspirar".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *