Caroline Raimundo, conta como chegou a liderança no marketing da Acer Brasil

Tempo de Leitura: 5 Minutos

Com experiência em marketing, branding e vendas para os setores de consumo, tecnologia, informática e telecomunicações, Caroline Raimundo está na área há 18 anos. Há pouco mais de um ano, lidera a área de marketing da Acer Brasil, empresa em que trabalha a cerca de 10 anos, e onde também já atuou nos cargos de gerência de marketing e vendas.

Anteriormente, a executiva passou pelas áreas de marketing e vendas de outras empresas globais, como a Tim e a Melitta. Caroline é formada em Comunicação Social pela Anhembi Morumbi e possui especialização em Gestão Empresarial com Ênfase em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPN). Confira a entrevista:

Você possui 18 anos de experiência em marketing, branding e vendas para os setores de consumo, tecnologia, informática e telecomunicações. Quais as maiores mudanças nas áreas que consegue perceber?

Caroline Raimundo, Head de Marketing na Acer do Brasil: Nos últimos anos mudou muito a maneira de trabalhar marketing, e as ferramentas… o marketing precisa acompanhar as necessidades do consumidor e as tendências de mercado. Essas mudanças na área de marketing foram acontecendo junto com a conscientização sobre a importância da experiência e satisfação do cliente. Customer Centric e Customer Experience, tem sido o maior propósito das companhias de sucesso atualmente.

Há pouco mais de um ano, lidera a área de marketing da Acer Brasil. Qual é exatamente o funcionamento do seu trabalho?

Caroline Raimundo, Head de Marketing na Acer do Brasil: Meu desafio e papel principal como Head de Marketing é ajudar as pessoas a se conectarem com o propósito da empresa, serem engajadas, e fazer parte da rotina de cada um por meio da tecnologia. Sou o suporte imediato da equipe para direcionar e ser uma facilitadora nos caminhos e soluções dos projetos e ações. Isso se constrói na relação diária, estando próxima e sempre disponível, da melhor maneira possível. Servir bem à equipe para ajudá-los no desenvolvimento profissional e atingimento dos resultados é, hoje, a minha principal missão.

Sendo uma mulher em uma posição de poder, você ainda passa ou já passou algum tipo de preconceito pelas suas conquistas?

Caroline Raimundo, Head de Marketing na Acer do Brasil: Posso dizer que sou uma mulher e profissional privilegiada por trabalhar num ambiente extremamente saudável, onde não há espaço para preconceito. Já vivi situações no passado onde me senti intimidada ou desmotivada por preconceito ou outros fatores, mas essas passagens só contribuíram para meu crescimento pessoal e profissional. Sou muito grata até àqueles que um dia me fizeram sentir assim.

Para todas as nossas leitoras do blog, nesse mês das mulheres, quais palavras de inspiração você dedica a elas?

Caroline Raimundo, Head de Marketing na Acer do Brasil: Confie no seu potencial, se associe a pessoas mais inteligentes que você e com boa energia, elas te ajudam a melhorar, a crescer intelectualmente e profissionalmente. Faça algo que você realmente goste e se sinta útil.

Você está ocupando atualmente uma área de vital importância nas empresas de todo o mundo, a parte de marketing. Qual é a sensação de estar liderando um setor de tamanha importância dentro da Acer?

Caroline Raimundo, Head de Marketing na Acer do Brasil: Uma satisfação imensa. Sou grata às oportunidades e conquistas. Conquistei a posição que hoje ocupo com anos de trabalho… e, acredite se quiser, cheguei aqui não pensando na posição, e sim no propósito e na causa da empresa e do meu trabalho. A conquista da posição veio como consequência natural.

Formada pela Escola Superior de Propagando e Marketing (ESPN), como você observa a participação do sexo feminino no setor de comunicação empresarial?

Caroline Raimundo, Head de Marketing na Acer do Brasil: Tem crescido ao longo dos anos, mas essa questão da ‘participação’ é de ampla discussão, porque não envolve somente a quantidade de mulheres no setor, mas também a questão de salários, posições de liderança, e mais.

O seu posto na Acer veio de uma caminhada de 10 anos dentro da empresa. Como avalia sua caminhada até onde está hoje e quais são suas maiores motivações na vida?

Caroline Raimundo, Head de Marketing na Acer do Brasil: Apesar da minha carreira ter sido construída ao longo de 18 anos em posições na área de marketing, quando comecei na Acer, assumi uma posição na área comercial para atendimento de contas de varejo. Foi muito importante essa vivência de 4 anos na área comercial para entender ‘o outro lado da mesa’ dentro do nosso negócio e ter uma visão mais ampla de mercado e papel do marketing e trade como área de suporte a vendas. Após esse período, passei por posições na área de Trade e Marketing, que também complementaram a experiência durante essa jornada de 10 anos na empresa. Eu avalio a minha caminhada como uma jornada de muito aprendizado e conquistas. Minhas maiores motivações na vida são ligadas a propósito, no âmbito profissional e pessoal. Nosso propósito na Acer é fazer parte da vida das pessoas em qualquer que seja a necessidade, através da tecnologia.

É importante estarmos dando esse exemplo de conquista para o público em geral?

Caroline Raimundo, Head de Marketing na Acer do Brasil: Eu acho que sim. Agradeço a oportunidade em poder compartilhar um pouco da minha vivência e aprendizado até aqui com os leitores do blog. Pessoas inspiram pessoas, e acho que nosso maior legado é poder contribuir de forma positiva na vida da comunidade. Seja no trabalho, na família, na vida. Muito obrigada!

Autores

  • Andrezza Barros (Niterói, 21 de abril de 1995) é uma jornalista, colunista e entrevistadora do entretenimento.

  • Luca Rocha Moreira, mais conhecido como Luca Moreira, é um jornalista, escritor e entrevistador internacional brasileiro. Conhecido por suas entrevistas com mais de 500 personalidades em cinco países diferentes em seus primeiros três anos de carreira. É autor do livro "300 Histórias para Inspirar".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *