O verão chegou e, com ele, a busca por bebidas que combinam com o clima quente. Seguindo algumas dicas, o vinho pode se tornar um grande aliado para brindar os dias ensolarados com estilo e sabor.
Mais leves e frescos, os vinhos brancos, rosés e espumantes costumam ser mais refrescantes e têm aromas e sabores como frutas cítricas e tropicais. O cuidado com a temperatura na hora de servir a bebida também é fundamental: os brancos e rosés devem ser servidos entre 8°C e 12°C, enquanto os espumantes ficam perfeitos entre 6°C e 8°C. Já os tintos mais leves, como Pinot Noir, podem ser levemente resfriados, entre 14°C e 16°C.
Harmonizar a bebida com pratos típicos do verão, como saladas, frutos do mar, peixes grelhados e pratos leves também é recomendado. Os vinhos frisantes têm leveza e efervescência, são excelentes opções para quem busca algo diferente e mais descontraído para o verão, mas os tintos também fazem bonito na estação, se bem harmonizados.
Melhores rótulos com desconto
Entre os rótulos que mais combinam com o verão, a Enoteca Decanter de Blumenau, destaca o Paul Mas Vermentino, um vinho branco originário da região de Pays d’Oc, na França. Composto de aromas cítricos (limão-siciliano, lima, bergamota), frutas de polpa branca (pêra, maçã verde), notas florais de rosas brancas e um toque mineral de pedra molhada, o Paul Mas Vermentino é perfeito para acompanhar peixes, crustáceos, carnes brancas e queijos frescos. Deve ser servido a uma temperatura de aproximadamente 8°C. Pode ser guardado por até 5 anos.
O vinho Reta Quebrada Chalinga também é uma excelente escolha para celebrar a estação, segundo o sommelier. O vinho tinto chileno, feito com uvas Pinot Noir da região de Valle del Limarí, tem taninos sedosos e aromas de frutas vermelhas, especiarias e violeta. Ótima opção para harmonizar com pratos leves como aves, carnes e até mesmo pratos de frutos do mar. A temperatura de serviço ideal é entre 16°C a 18°C, perfeita para dias quentes de verão.
O Petit Torus, produzido pela vinícola Brumont, na região francesa de Madiran, é um vinho tinto, refrescante e versátil, feito principalmente da uva Tannat e é perfeito para acompanhar pratos leves como saladas frescas, frutos do mar e peixes grelhados, além de queijos leves como brie e camembert e pratos vegetarianos.
O Alta-Yarí Malbec, produzido pela vinícola Alta-Yarí, localizada na região do Vale de Uco, em Mendoza, Argentina, é outra excelente escolha. Encorpado e com sabores ricos de frutas maduras, como cerejas e ameixas, com toques de especiarias e violeta, o Malbec é perfeito para acompanhar carnes grelhadas, especialmente as mais saborosas como costela e filé mignon; massas com molho vermelho e queijos fortes, como o gorgonzola e o roquefort.
Outro tinto, produzido pela Adega José de Sousa, localizada em Reguengos de Monsaraz, na região do Alentejo, em Portugal, o José de Sousa Alentejano é um vinho elaborado de forma artesanal, utilizando técnicas ancestrais como a pisa da uva e fermentação em ânforas de barro. Encorpado e complexo, com notas de ameixa preta, goiaba madura, chocolate e especiarias é ideal para acompanhar pratos de carne, caça e queijos mais robustos, sendo servido a uma temperatura de 14°C a 16°C.
Também do Vale de Uco, em Mendoza, o Luigi Bosca De Sangre Malbec é conhecido por sua frescura e concentração, o que o torna uma excelente escolha para os meses quentes, pois os taninos firmes e a acidez equilibrada ajudam a mantê-lo refrescante mesmo em temperaturas mais altas. Servido entre 16°C e 18°C, harmoniza bem com pratos como costela de cordeiro e queijos semiduros.
Estes e outros rótulos que combinam com a estação mais quente do ano estão com até 25% de desconto na Enoteca Decanter, em Blumenau. As compras podem ser feitas via whatsapp (47) 9983-2362 e na loja física, na Avenida Brasil, 630 – Ponta Aguda.
Descubra mais sobre Andrezza Barros
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.