(Crédito: Globo / Manoella Mello)
Gustavo Fonseca faz consultoria para cenas da novela. 200 pratos foram preparados para uma única sequência
Parte fundamental da narrativa da novela ‘Mania de Você’, a gastronomia como elemento de produção é um diferencial no projeto da novela, especialmente em cenas com as protagonistas Viola (Gabz) e Luma (Agatha Moreira), unidas pelo interesse na arte de cozinhar.
Na segunda fase da obra, Viola se torna uma renomada chef de cozinha e passa a comandar um restaurante com sua própria assinatura, o Violeta, localizado no requintado resort Albacoa. Para ajudar na composição das cenas que serão gravadas na cidade cenográfica dos Estúdios Globo, além da consultoria para a construção da cozinha, do salão do restaurante, com suas louças e cardápio, a equipe da novela contou com ajuda profissional na criação das receitas que fazem parte da trama. Por trás das câmeras, o chef Gustavo Fonseca, habituado a trabalhar em produções de audiovisual, é o responsável pelo detalhamento e o preparo dos pratos que estão nos capítulos, quase como se fosse a mão invisível das atrizes “Vamos criando em cima dos contextos de tempo e evolução das personagens, tentando mostrar o desenvolvimento técnico e de conhecimentos de ambas. Até agora já desenvolvemos cerca de 50 receitas para a trama, e ainda mal começamos. E quem prestar bastante atenção nos pratos e técnicas, vai perceber que tem muita história sendo contada através deles”, adianta Gustavo.
Frutos do mar, ingredientes brasileiros e de todo o mundo compõem o estilo de cozinha que o Violeta vai apresentar. O cardápio se baseia no conceito Surf and Turf, que combina proteínas do mar e da terra, e tem bastante influência caiçara, contemporânea e brasileira. “Tudo acaba influenciando um cozinheiro no processo criativo, mas as principais referências para desenvolver as receitas para a novela são as cozinhas francesa, brasileira e de fusão, mantendo sempre uma ideia contemporânea de cozinha. Mas existem muitos easter eggs de outras referências usadas no processo criativo, com bastante mistura”, revela. Como exemplo dessas pistas da trama que estarão nos pratos, estão detalhes que mostram a influência da cozinha africana em algumas criações de Viola, já que aprendeu a cozinhar com o pai, Marcel (Bukassa Kabengele).
(Crédito: Globo / Manoella Mello)
“São detalhes dos pratos e das cenas que resgatam essa base da cozinha angolana da Viola. Coisas simples, como um refogado: ela aprendeu a fazer com azeite quente, o azeite de dendê”, detalha Gustavo. “E, como boa cozinheira que ela é na trama, vai inovando nas misturas. Todo cozinheiro em início de carreira quer olhar para todos os lados. Então não faz sentido ela ser uma jovem cheia de energia, querendo dominar o mundo, e não juntar coisas de diferentes lugares. A repaginada que ela dá nos pratos sempre puxa, claro, para o caiçara. Isso está por trás do conceito de cada prato do Violeta”, complementa o consultor.
Um barreado, prato tradicional caiçara, com katsuobuchi, que são flocos do peixe atum-bonito, seco e defumado, no lugar do bacon, e uma tempura de camarão com aipim e molho tártaro feito de legumes da horta da personagem são pratos do Violeta e exemplos dessas inovações. “Uma entrada simples, que é essa tempura, tem toda uma história por trás: a inspiração vem do fish & chips, comida de rua em países como Inglaterra e Irlanda. E aqui, no Violeta, trocamos o peixe pelo camarão, com técnica oriental. A batata, pela mandioca, ingrediente brasileiro. E a assinatura da chef vem com o molho, feito dos legumes da horta própria”, exemplifica ele.
(Crédito: Globo / Manoella Mello)
Gustavo ainda revela que a chef brasileira Alessandra Montagne e sua trajetória – que vai da infância no Rio de Janeiro e em volta do fogão dos avós em Minas Gerais até o sucesso com restaurantes próprios na França, puxado por quitutes tipicamente brasileiros, como coxinha de frango e pão de queijo – é inspiração para Viola e suas criações. “Alessandra tem uma entrada que mistura pão de queijo e caviar. Quis fazer uma brincadeira com isso, ao reverso, e incluí no menu do Violeta uma sobremesa com pão de queijo e goiabada. E ainda acrescentamos um toque de poejo, uma plantinha que cresce em quintal, com um sabor que vai bem com goiabada, um toque que vem de um prato da Casa do Porco, do chef Jefferson Rueda, outra referência atual em gastronomia brasileira”, revela o chef.
Mais sobre o Chef Gustavo Fonseca
O chef carioca Gustavo Fonseca traz sua expertise e unicidade no mercado gastronômico – iniciados há 15 anos, após trabalhar em restaurantes e se formar no Instituto Argentino de Gastronomia, em Buenos Aires, Argentina –, ao desenvolver frentes para o audiovisual com a produção de gastronomia, desenvolvimento de receitas e food styling para programas de TV, cinema e web.
Gustavo já acumula anos de experiências no audiovisual, restaurantes e eventos corporativos, além da criação de menus degustação e produções gastronômicas para fotografias e livros.
Seu histórico com a TV Globo guarda experiências de consultoria e produção. Participou de diversos programas da grade do GNT, como “Geladeiras em ação”, de Claude Troisgros; “Que seja doce” e “Perto do Fogo”, de Felipe Bronze. Gustavo também colaborou na produção do “Marmitas e Merendas”, de Caio Braz; fez produção para “Panelaço com a Ana Clara”; o Especial de 10 anos do “Tempero de Família”, de Rodrigo Hilbert; “Rolling Kitchen Brasil”, com Paulo Vieira, entre outros. No extinto canal Shoptime, somou também com os programas “Chef em Casa” e “Que bom que você veio”, de Flávia Bonato.
Na web, Gustavo fez consultoria e produção para o portal Receitas – onde já gravaram mais de 1.000 vídeos tutoriais, e para o “Hackeando a cozinha de Felipe Bronze”, “Especial Jimmy Ogro” (GNT) e o “Nespresso Talentos da Gastronomia”, com o chef Laurent Suaudeau. Também fez comidas de cena para uma sequência de novelas, séries e filmes, como as novelas da TV Globo, “Elas Por Elas”, “Família é Tudo”, “Vai na Fé”, “Fuzuê”; as séries do Multishow “Vai Que Cola” e “A Vila”; as produções “Tá No Ar”, “Sob Pressão”, Lua Vermelha (2025) e, por fim, os filmes A Porta do Lado e Auto da Compadecida 2 (dezembro 2024).
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