Quando o Instagram foi criado, as postagens que você via no feed eram organizadas de forma cronológica, mostrando as últimas postagens das contas que um usuário seguia.
Mas há muito tempo que essa forma de organizar as postagens mudou para melhorar a experiência do usuário da rede social e priorizar os conteúdos que mais interessam ao usuário para que ele os veja primeiro.
Para isso, foi criado um algoritmo (ou melhor, uma espécie de combinação de algoritmos) que evoluiu para descobrir quais conteúdos são mais interessantes para um usuário e mostrá-los no início do feed.
O que é o algoritmo do Instagram?
Um algoritmo é um código baseado em regras matemáticas que serve para realizar uma atividade seguindo regras bem definidas ou instruções.
No caso do Instagram, o algoritmo é responsável por definir a ordem em que você verá as postagens dos usuários que você segue cada vez que entrar no aplicativo desta rede social.
Como funciona o algoritmo do Instagram?
Embora estejamos falando de algoritmo, no singular, o Instagram confirmou que existem vários algoritmos que são responsáveis por escolher o conteúdo que vemos em cada canal do Instagram.
O algoritmo é baseado no engajamento, ou seja, nas interações do usuário com as diferentes contas que ele segue, então é você que, através de suas interações, diz ao algoritmo o que lhe interessa ver.
Quando você publica um novo conteúdo, o Instagram o mostra a uma porcentagem de seus seguidores para que, com suas interações, eles possam saber se é um conteúdo de valor ou não.
No final, o que o Instagram quer é que passemos tempo de qualidade no aplicativo.
Se os usuários que veem esse conteúdo interagirem com ele, o algoritmo entende que é interessante e vai mostrá-lo para mais usuários (tanto para aqueles que o seguem quanto aqueles que podem chegar através das hashtags ou da localização que você adicionou à sua postagem).
Se os usuários não interagirem, o algoritmo entende que o conteúdo não é interessante e deixa lentamente de mostrá-lo, então os usuários a quem o algoritmo não mostrou a postagem, terão que acessar seu perfil para vê-lo.
Devido a isso, seus posts não alcançam todos os seus usuários, mas alcançam uma parte deles, normalmente seus seguidores mais fiéis. Daí a importância de criar comunidade no Instagram e publicar conteúdo de valor.
Por exemplo, no caso de médicos, o marketing médico no Instagram pode vir através de postagens sobre conselhos de saúde.
No caso de uma loja de produtos naturais, o conteúdo de valor pode ser sobre os benefícios dos mais variados chás vendidos.
E assim vai…
Como você pode influenciar o que vê?
O Instagram recomenda que você ajude a melhorar a experiência interagindo com os perfis e postagens que você gosta, mas há mais algumas coisas que você pode fazer:
- Escolha os seus melhores amigos nas histórias. Embora seja destinado a compartilhar conteúdo apenas com esses usuários, o Instagram também dá maior prioridade tanto no feed quanto nas histórias para esses usuários.
- Silenciar as pessoas que não lhe interessam. Você não precisa parar de seguir um usuário, você pode silenciá-lo para fazer o Instagram entender que você não quer ver o conteúdo que ele publica (por um tempo ou para sempre).
- Marque as postagens recomendadas com a opção “Não estou interessado” sempre que na seção Explorar ou no feed você vê algo que não lhe interessa.
Descubra mais sobre Andrezza Barros
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.