A sustentabilidade desempenha um papel cada vez mais importante na vida cotidiana de muitas pessoas. Trata-se de proteção ambiental e climática, mas muitas vezes também de bem-estar animal.
Os sapatos veganos estão, portanto, atualmente muito na moda e têm muitas vantagens – o que também os torna atraentes para pessoas que não vivem realmente veganas. Por isso, vale a pena dar uma olhada de perto no tema e descobrir sobre sapatos veganos e sustentáveis.
Por que a maioria dos sapatos não é vegana?
Ser vegano significa evitar todos os produtos de origem animal . Isso se aplica a alimentos, roupas ou itens de uso diário, como amaciante de roupas convencionais. Muitas pessoas não sabem – ou não se incomodaram com isso até agora – que esses produtos de origem animal são usados na maioria dos calçados. Isso é por exemplo
Couro
No caso do couro, a origem animal é óbvia, afinal nada mais é do que a pele animal, que recebe propriedades específicas como tenacidade e resistência ao rasgo por meio do curtimento. O próprio fato de ser feito de material animal traz inúmeras vantagens em termos de funcionalidade e conforto.
Porque os sapatos de couro garantem um excelente clima para os pés, ou seja, regulam de maneira ideal o calor e o frio e evitam o acúmulo de umidade no interior do sapato. No entanto, sapatos de couro não podem ser veganos e é exatamente isso que incomoda cada vez mais pessoas sobre o material outrora popular.
Felizmente, hoje em dia existem muitas alternativas veganas com propriedades que rivalizam com os sapatos de couro real. Trata-se de couro sintético ou vegetal, como couro de maçã, kombucha, cortiça ou couro artificial, para citar apenas algumas das muitas possibilidades.
Cola de sapato
Os componentes animais são menos óbvios na cola de sapato. Portanto, é bem possível que os sapatos femininos feitos de tecidos ou as alternativas de couro mencionadas não sejam veganos. No caso da cola, portanto, muitas vezes são processadas substâncias de origem animal, que consistem, por exemplo, em proteínas do leite ou proteínas obtidas de carne, tendões, pele animal, ossos e similares.
Para você como comprador, é claro que é difícil saber qual cola de sapato foi usada e se é vegana ou não. Portanto, você não tem escolha a não ser confiar no selo apropriado ou nas informações fornecidas pelo fabricante ou pela loja.
Decoração
Mesmo pequenos detalhes como enfeites podem ser feitos de materiais animais como couro, embora o sapato seja obviamente vegano. Um problema é que os fabricantes de calçados só precisam declarar os materiais que compõem pelo menos 80% do calçado, ou seja, principalmente a parte superior, a sola e o forro interno.
Por isso, é importante que você preste atenção aos detalhes na hora de comprar e verifique se podem ser produtos de origem animal. Nesse caso, você só está do lado seguro aqui se confiar em sapatos com selo vegano ou se o vendedor fornecer informações completas.
Resina
Os sapatos de inverno, em particular, geralmente têm um forro interno quente. Isso geralmente é feito de couro ou pele de cordeiro e, portanto, não é vegano. Felizmente, agora há um grande número de alternativas que são puramente sintéticas e, portanto, livres de sofrimento animal. Estes são, por exemplo, tecidos não tecidos, algodão ou forro de pelúcia.
Cada material tem suas próprias vantagens e desvantagens, e é por isso que na hora de comprar sapatos você deve sempre prestar atenção ao que o forro é feito e se ele se adequa ao propósito pretendido – e claro que é vegano.
Como você reconhece os sapatos veganos?
Se você quer comprar sapatos sustentáveis, um primeiro passo sensato é verificar se eles são “veganismo”. Porque, como você já sabe, de uma perspectiva sustentável faz sentido evitar produtos de origem animal. Além disso, você pode usar seus sapatos com a consciência tranquila , pois eles não causaram nenhum sofrimento aos animais.
No entanto, na prática nem sempre é fácil distinguir sapatos veganos de modelos não veganos. Então, qual é a melhor maneira de fazer isso?
Pesquise na internet
Uma certa quantidade de pesquisa com antecedência é sempre útil ao comprar sapatos. Especialmente quando se trata de veganismo, agora você pode encontrar muitas informações na Internet – incluindo quais sapatos ou marcas produzem modelos veganos e quais não.
Blogs, fóruns e portais especializados podem lhe dar uma primeira indicação do que você deve procurar ao comprar sapatos e quais lojas ou fabricantes são um bom lugar para ir.
Compre marcas veganas
Existem marcas de calçados comprometidas com a sustentabilidade e o veganismo, enquanto outras (ainda) não valorizam esses fatores. Então, ao invés de checar detalhadamente todos os modelos disponíveis, você já pode filtrar por determinadas marcas na hora de escolher seus sapatos. Essa limitação facilita a compra de calçados, pois com marcas veganas você pode ter certeza de que nenhum produto de origem animal foi realmente processado.
Leia as descrições dos produtos
Por fim, o lema é “Abra os olhos ao comprar sapatos”, porque cada modelo é individual e, portanto, são usados materiais ou adesivos diferentes aqui. Portanto, leia atentamente as descrições do fabricante e da loja online ou pergunte ao vendedor no comércio estacionário.
Embora você não possa dizer com certeza se o sapato é vegano pelas descrições do produto, você pode pelo menos eliminar aqueles que mencionam produtos de origem animal. Por isso, tentamos fornecer o máximo de informações possível para que você possa encontrar o sapato certo para você.