A história da FollowUp Global começou de forma inusitada em 2010, quando o fundador e CEO, Joshua Moreira, mudou-se para os Estados Unidos como missionário. Foi em Manhattan que ele teve seu primeiro contato com o conceito de startups, ao participar de um concurso internacional promovido pela prefeitura da cidade. Competindo contra projetos de várias partes do mundo, Joshua conquistou o primeiro lugar e recebeu um cheque de US$ 5.000 para iniciar sua empresa.
“Eu não tinha nada a perder e me inscrevi para concorrer com europeus, asiáticos e americanos. Era o único brasileiro no meio de mais de 300 projetos”, relembra Joshua. “No final, ganhamos em primeiro lugar e isso foi o ponto de partida para a FollowUp Global.”
Hoje, a FollowUp Global atua como um cluster de empresas com diversas frentes de atuação e presença internacional, sendo um exemplo de empreendedorismo brasileiro que se destacou fora do país.
Expansão e nova atuação na Europa
Em 2021, durante a pandemia, a empresa enfrentou grandes desafios, já que boa parte de seus serviços dependiam do mercado externo. Mas foi nesse momento que surgiu a oportunidade de expansão para o mercado europeu. A Follow Up Portugal nasceu como uma spin-off da matriz, voltada para o recrutamento e a seleção de profissionais estrangeiros para empresas na Europa, atuando em setores como transporte urbano, construção civil, saúde e cargos de liderança em multinacionais.
“A Europa, sendo um clássico mercado central e com moedas mais estáveis, oferece um modelo de empreendedorismo com risco mais controlado, o que facilita investimentos em negócios ainda no papel, o chamado Business Plan”, explica Juliane Moreira (CEO em PORTUGAL) sobre a expansão. “A Europa está correndo para avançar em indústrias como mobilidade urbana, sustentabilidade das cidades e energias renováveis.”
Essa mudança ampliou o campo de atuação da FollowUp, que agora se fortalece em mercados estratégicos e com grande potencial de crescimento, sempre com um olhar atento para novas oportunidades.
International-easy: Internacionalização de startups e investimentos
Outro braço importante do cluster é a INTERNACIONAL-easy, que auxilia na internacionalização de outras startups, conectando-as aos maiores ecossistemas de inovação do mundo. A startup ajuda empresas a se expandirem para locais como o Vale do Silício, Walid Valley em Israel, e o ecossistema europeu a partir de um hub em Portugal.
“Nós ajudamos startups a buscar investimentos internacionais e até fundos perdidos, ou seja, dinheiro sem devolução”, explica Joshua sobre a atuação da empresa na internacionalização de projetos dentro do ecossistema europeu.
Além disso, a INTERNACIONAL-easy também trabalha com o ecossistema árabe, que vem se consolidando como uma nova aposta no fluxo financeiro global voltado à inovação.
MAXLIFE e a formação de líderes globais
No campo da educação, a MAXLIFE é a edtech do grupo, dedicada ao treinamento de lideranças e executivos de alto escalão (C-Level), além de oferecer programas de MBA focados em desenvolver gestores que possam liderar com excelência em um ambiente competitivo e globalizado. Com essa iniciativa, o grupo reforça seu compromisso com a formação de líderes qualificados, prontos para enfrentar os desafios do mercado internacional.
“Estamos também investindo em startups nos setores de agrotech, inteligência artificial, smart cities e buscando projetos brasileiros com potencial de internacionalização”, afirma Joshua.
O retorno ao Brasil e novos projetos
Em sua nova visita ao Brasil, Joshua e sua equipe continuarão a expandir seus projetos de internacionalização.
Em 2023 a FollowUp Portugal foi selecionada entre as 40 startups para representar Portugal no Web Summit, um dos maiores eventos de empreendedorismo e inovação do mundo.
E este ano foi selecionada entre as 20 Startups para representar Portugal na Espanha no South Summit e ficou entre as 09 StartUps da delegação Portuguesa vinda ao Brasil.
“É engraçado pensar que só depois de 12 anos estamos sendo reconhecidos no Brasil, com a seleção da FollowUp Portugal entre as nove startups finalistas do prêmio SEBRAE Startups”, conta Joshua.
Em 2024 eles voltam a convite do Web Summit e se preparam para em 2025 conectarem Quatar e China.
No próximo ano, o grupo também participará de outros eventos de destaque, como o South Summit na Espanha, MINAS Summit, StartUp Summit em Florianópolis, e a agenda do grupo Brasil inclui visitas à Curitiba, Paraná, Brasília e São Paulo Alphaville, com eventos focados em empreendedorismo, inovação, investimento e fortalecimento de conexões estratégicas.
O cluster de empresas liderado por Joshua Moreira se destaca por sua atuação em mercados globais e pela capacidade de conectar startups a oportunidades em ecossistemas de inovação ao redor do mundo. O modelo de negócios flexível, a visão global e o foco em talentos internacionais têm sido os pilares do sucesso do grupo, que continua a crescer e se reinventar diante dos desafios do cenário mundial.
Siga nas redes sociais:
Instagram:
https://www.instagram.com/followup.portugal
https://www.instagram.com/followupglobal.co
https://www.instagram.com/startUpSchoool
https://www.instagram.com/joshuamoreira/
Sites:
https://internacionaleasy.com/
https://followupglobal.com/
https://joshuamoreira.com/
Descubra mais sobre Andrezza Barros
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.