Sobre

Andrezza Braga de Barros, conhecida como Andrezza Barros (Niterói21 de abril de 1995) é uma jornalista, colunista e entrevistadora do entretenimento. Brasileira, é dona do SITE que leva seu nome. Atualmente, está em seu último ano de Jornalismo na Universidade Estácio de Sá.

Sonhos que a levaram ao Jornalismo

Quando um jovem chega a adolescência, ele é instantaneamente obrigado a escolher uma profissão para a vida. Para alguns, suas pretensões são rápidas, mas para outros, tomar decisões sobre seu futuro e toda essa pressão é angustiante. E com Andrezza Barros não foi diferente. A jovem não tinha uma profissão certa ao terminar o ensino médio e nem mesmo em seus sonhos imaginava fazer o curso de Jornalismo.

Pelo contrário, a dona do Site que carrega o seu nome tinha em mente um misto de profissões como medicina, gastronomia e psicologia, mas em nenhum momento chegou a pensar sobre sua atual profissão. Mas o que a fez chegar ao Jornalismo? A carioca sempre gostou de escrever e procurar se informar sobre os mais variados assuntos do dia a dia. Além disso, sempre gostou de criar páginas no Facebook, mas diferente da atualidade, não tinha as habilidades certas.

Nem mesmo tinha o dom para ser jornalista como muitos dizem que nascem. Ao menos não naquela época, pelo contrário, seus formatos de escrita eram considerados pela mesma como péssimos, mas tinha uma das coisas mais importantes para um profissional da área: o desejo de transmitir a verdade para a população com transparência. “Eu escrevia nas páginas me sentindo uma profissional, mas na verdade tinha muitos e muitos erros de português e lead, nem sabia que isso existia. Graças a Deus não tenho mais nenhuma página, assim não posso passar vergonha com minhas postagens”, comenta a Co-fundadora do materialivre.com.

Sem ter uma escolha certeira do que queria fazer da vida, decidiu tirar alguns anos para pensar e foi em 2017 que seus planos se alinharam. Querendo aprender mais e mais sobre a profissão, a moradora de São Gonçalo entrou no curso pela Universidade Salgado de Oliveira, em Niterói, fazendo um ano na instituição, mas logo pediu transferência para a Estácio de Sá, onde teve contato com pessoas que transformaram sua vida para sempre.

A estudante conheceu seu grande amigo Luca Moreira que a incentivou a criar seu primeiro Site. O Andrezza Barros então teve nascimento em 2020, logo depois o Matéria Livre deu a luz. Com dicas vindas do profissional que já atua na área, criou seu primeiro blog, mas tudo ainda era novidade. “Eu ficava nervosa na hora de postar. Minhas primeiras postagens são horríveis. Não horríveis de erros como eram nas páginas do Facebook, mas é que eu não entendia muito bem a plataforma. Fui aprendendo aos poucos”.

Como se tivesse gerado seu primeiro filho, aprendeu, se adaptou e transformou o local do seu jeito. Mas Andrezza queria mais. Além de escrever posts, ela queria seguir o exemplo de seu amigo e aprender a entrevistar. “Lembro que eu não tinha nenhuma noção de como pedir para entrevistar alguém, nem imaginava que alguém ia querer ser entrevistada(o) por mim na verdade. Até que enviei alguns pedidos e fui aceita. Pulei numa alegria que nem sei como explicar”, conta.

Filha de motorista particular e dona de casa, não consegue esquecer o nome dos três primeiros entrevistados. “Não esqueço de ninguém, mas os três primeiros me ajudaram a iniciar e a me transformar em quem eu sou hoje. A cantora Mona Vilardo foi a primeira, o comediante Di Morais o segundo, e o terceiro foi o ator e apresentador Sérgio Marone”, relembra.

Depois dos três mencionados, a amante de séries e filmes não parou mais. Em 8 de dezembro de 2020 realizou sua primeira entrevista internacional e com menos de 1 ano de site, atingiu a marca de mais de 100 entrevistas publicadas.

Se perguntarem para a jornalista, certamente ela irá dizer que não se vê mais fora da área de entrevistadora. “Quando entrei na faculdade, meu objetivo era o de seguir até mesmo em blog ou assessoria, mas nunca passou na mente ser entrevistadora. Mas a vida é uma caixinha de surpresas”. Além de entrevistar, a jovem arrisca dar sua opinião sobre diversos assuntos tanto no Site, quanto em seu Instagram.

Sabendo que ainda tem muito o que caminhar profissionalmente, Andrezza é a prova viva de que as vezes os nossos objetivos podem mudar para algo ainda melhor do que esperávamos que seria. “Eu indico que todos que sonham, encarem a vida de mente aberta e que se permitam explorar todas as suas vertentes. Você pode achar que seu futuro é uma coisa, mas Deus pode transformar sua vida em algo ainda melhor. Esteja disposto a arriscar”, finaliza.

Autor

%d blogueiros gostam disto: