BBB21: Teorias Comportamentais de uma visão Psicanalítica, em relação a postura de um dos brothers

Jefferson Boaventura pontua aspectos comportamentais e elementos de acordo com a postura da cantora Karol Conká, uma das integrantes do programa brasileiro, Big Brother Brasil 2021

Podemos notar que nesta edição (2021), o reality show de confinamento, Big Brother Brasil, vem despertando um olhar mais crítico em relação ao que é atitudes de violência psicológicas. O assunto tomou proporção em meios digitais com grande peso depois do comportamento da cantora Karol Conká, com o ator Lucas Penteado, desde 25 de janeiro de 2021.

De acordo com Karol, a melhor posição a ser tomada por todos da casa, seria isolar o ator. Tal posição mobilizou a todos os brasileiros, desde os espectadores a artistas que se posicionaram em rede, deixando claro que, as decisões de Karol em manipular e distratar a todos da casa, seria uma agressão de violência ao ator, Lucas Penteado.

Para o Psicanalista, Jefferson Boaventura, um dos comportamentos apresentados por Karol é chamado de transferência.

Transferência e contratransferência são conceitos centrais na compreensão da relação terapêutica nas diversas vertentes da psicanálise e ocorre em uma fase de nossa vida, inicialmente na infância, adquirido e sendo inserido em nosso inconsciente e na vida adulta. De acordo com Jefferson, tal comportamento é absorvido e projetado em nossa vida social.

Um outro comportamento destacado pelo especialista é a xenofobia (desconfiança, temor ou antipatia por pessoas estranhas ao meio daquele que as ajuíza, ou pelo que é incomum ou vem), para teoria psicanalítica como Etnocentrismo (A visão etnocêntrica é aquela que vê o mundo com base em sua própria cultura, desconsiderando as outras culturas ou considerando a sua como superior às demais.).

Para o especialista, tal posição da cantora, se dá ao mecanismo de defesa usado pela cantora que tem como função não respeitar as culturas e diversidades de forma preconceituosa, onde apresenta confinada e causando repercussão e polêmica nas redes sociais e mídia de entretenimento.

Nosso aparelho psíquico age de forma inconsciente nessas ações citadas, praticando a violência emocional ao agressor, sendo de forma manipulativa silenciosa com artimanhas aos outros participantes ao seu redor, com intuito de se beneficiar a si próprio sem importância e conhecimento do outro. Jefferson destaca os posicionamentos sobre a questão psíquica, mas não deixa de pontuar que tais comportamentos podem levar a cantora a responder em âmbito jurídico, pelo bullyng, também em capítulos repetitivos que, são agressões emocionais inadequadas ocasionando baixa autoestima ao jovem Lucas.

A consequência para toda essa trama foi o pedido de sair do programa pelo ator, Lucas Penteado, que já não aguentava ser vítima destas agressões. Depois de sua saída, Fernando Santos, advogado que representa o ator Lucas, garantiu que medidas judiciais serão tomadas contra a cantora Karol Conká, que ainda participa do reality show apresentado pela TV Globo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s