Votação direto na tela da TV: conheça os novos recursos para reality shows em 2021

Se 2020 entrou para a história como o ano da pandemia do Covid-19, certamente no universo da TV ele também será lembrado como o ano da explosão dos reality shows no Brasil.  Sim, foi em meio a uma quarentena sem precedentes que o brasileiro se rendeu ao voyeurismo e acompanhou mais vezes estes programas do que o próprio jornalismo, as séries e até mesmo as tão aclamadas novelas – os dados são do Kantar Ibope, que mostram crescimento de 9% do gênero em relação a 2019.

Com um retrospecto favorável, é de se esperar que em 2021 os realities não apenas alcancem patamares mais altos, como também utilizem recursos mais modernos e interativos para fisgar de vez a preferência do público. “É uma excelente oportunidade para a popularização de tecnologias como o DTV Play – middleware de interatividade que passará a fazer parte de todos os aparelhos Smart fabricados a partir deste ano em solo nacional”, lembra José Marcelo Amaral, presidente do Fórum SBTVD.

Amaral reforça ainda que, por meio desta novidade, os televisores passarão a contar com mais interação entre a programação da TV aberta e recursos da internet. Ele destaca abaixo as três das principais mudanças que já poderão estar disponíveis para os reality shows deste ano. Confira:

Votação pela TV

Um dos momentos mais importantes (e tensos) dos realities é a hora em que um dos participantes será eliminado do programa. Quem escolhe é o público de casa e, mesmo assistindo todo o programa pela TV, o telespectador que deseja votar é obrigado a se dirigir ao computador ou usar o smartphone. Com a chegada do DTV Play isso deve mudar. “A ideia é que o público passe a realizar a votação na própria tela da TV, utilizando apenas o controle remoto”, explica o presidente do Fórum SBTVD.

T-commerce

Não é de hoje que a televisão investe em tecnologias para comercialização dos produtos mostrados na telinha. Atualmente já é possível realizar compras por meio de um ícone que surge durante a programação no canto direito da tela. Ao clicar, as informações são exibidas e um QR code gerado para pagamento. O problema é que, mais uma vez, só é possível realizar a compra com a ajuda de um smartphone. “Com o T-commerce do DTV Play será possível realizar todo o processo direto pela TV”, completa José Marcelo Amaral, “apenas com o controle remoto em mãos”.


Interatividade sem limites

Se a impressão que se tem é de que o termo interatividade parece estar em todos os lugares, é porque ele realmente está. E, quando pensamos em possibilidades de interação utilizando a TV e a internet ao mesmo tempo, as oportunidades são infinitas. Imagine, por exemplo, um apresentador de reality show que recebe em tempo real perguntas de telespectadores. Ou se, em uma interação controlada, o público consegue se comunicar com os confinados para dar dicas de como realizar uma tarefa. “Essas são apenas algumas das ideias possíveis, mas as opções que temos nas mãos a partir desta relação que envolve TV, internet e um dos formatos mais prestigiados do momento, são realmente ilimitadas”, finaliza Amaral.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s