Precisamos falar sobre o BBB: Até quando a intolerância vencerá ?

Causas não podem ser vencidas pela intolerância

Normalmente não gosto de pôr minha opinião à público por ter um certo receio com esse tal “cancelamento” que virou moda no mundo inteiro. Entretanto, existem momentos em que precisamos sim expor atitudes que consideramos ruim, para se dizer no mínimo. Não sou de acompanhar o BBB 21, já assisti muitas outras edições, mas essa em especial, não faz parte do meu desejo. Na verdade, não sinto a necessidade de assistir ao programa alguns anos, mas esse não é o assunto que quero abordar com vocês aqui.


Minha meta ao escrever esse texto é o de abordar a ignorância presente naquele reality show de onde as pessoas que pedem tanto por igualdade, respeito e tolerância e fazem totalmente o oposto. Pessoas que querem “lacrar” a custa de humilhação dos outros.

Não digo aqui que o ator Lucas Penteado é um santo, ninguém é na verdade queridos, entretanto, quem realmente tem acompanhado (não é preciso ver o programa, mas ler as notícias assim como faço), poderá entender bem o que estou dizendo.

Confesso que em algum momento da minha vida eu fui sim fã da Karol Conká porque ela me transmitia ser uma boa pessoa, mas aí que vemos que não conhecemos as pessoas e elas nos mostram o que elas querem que a gente veja. Uma mulher que tanto prega por justiça, agir com tamanha injustiça e crueldade, juntamente com o seu grupinho. Lumena sendo uma psicóloga agir como uma inconsequente desequilibrada como ela agiu. Além dos outros que se for falar de cada um, iremos fazer um texto maior do que eu realmente quero o fazer.

Em geral, é triste em pleno 2021, ano de tanta tristeza por conta da pandemia e tudo mais, em um programa que devia ter um entretenimento e trazer um pouco de calmaria para as noites de uma sociedade cansada de tanto sofrimento, passar esse tipo de imagem e ninguém fazer nada contra isso. O que me parece é que para a emissora, o que mais vale é lucrar e ter ibope, não se importa com a quantidade de gatilhos que pode gerar nas pessoas que assistem ao programa.

Aceitar de bico fechado as barbaridades que fazem durante o programa, só nos faz crer que eles são a favor da violência, da homofobia, do racismo, da xenofobia, de tudo que a minoria vem há tantos lutando contra. O que é ainda pior, as próprias pessoas que fazem tais violências, são as mesmas que “dizem” lutar por essas mesmas causas (se elas lutam assim, quem dirá como reagiriam se não lutassem).

É preciso tomar uma decisão, o Lucas saiu do programa por não aguentar mais o que passou ali e pelo que parece, ninguém se importou, até mesmo os participantes comemoraram a saída dele. Como pode? Como pode se alegrarem pelo garoto sair após passar por tantas violências? Isso é realmente sério gente?

Sei lá, como disse, sei que ele fez merda, mas não justifica. Que ele tem ou não tem problema com bebida, seja o que for. Não é porque ele tem isso e aquilo e aquilo outro que alguém deve tomá-lo como um criminoso. Nem mesmo um criminoso condenado é tratado da forma que aquelas pessoas trataram o garoto. E o pior de tudo nem é apenas terem o feito, mas o fato da emissora se calar. Até quando isso vai ficar assim?

A normalização da intolerância só nos faz crer que estamos muito longe da vitória. Lucas foi apenas um exemplo. Quantos outros “Lucas” existem no mundo? Ele apenas saiu de um programa, mas já parou para pensar quantos outros fizeram algo pior por não aguentarem tanta crueldade em suas vidas? É preciso sim fazer justiça, é preciso sim lutar para que aqueles que fizeram mal a Lucas no programa paguem. É preciso mostrar que o bem ainda está acima do mal ou se não for assim, para que ainda estamos aqui?

Um comentário sobre “Precisamos falar sobre o BBB: Até quando a intolerância vencerá ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s