Mariana Cavanellas retrata abuso de poder em videoclipe sobre a dominação patriarcal

“Por que o cuidado com a casa e os filhos continua sendo um dever determinado por gênero?”. Junto a indagações sobre a dominação masculina, esse é o questionamento que a cantora e compositora mineira Mariana Cavanellas, ex-integrante do grupo Rosa Neon, busca traduzir em “Lá Fora“. A canção é parte do EP duplo Tudo Vibra (ouça aqui) – trabalho de estreia da sua carreira-solo – e ganha agora um videoclipe que tem como proposta servir de conteúdo reflexivo e anti patriarcal (assista aqui). A produção chega no período natalino e traz reflexões sobre vidas mercantilizadas.

Mariana Cavanellas assina o roteiro e a direção (ao lado de Rodrigo Noronha) do registro audiovisual. Seguindo o arranjo da família que vive sob um fundamento machista e opressor, o vídeo apresenta a história de uma mulher solitária que cuida do lar e do marido e está sempre em busca do olhar do homem com quem vive – alguém impaciente e distante. A crítica se estende para as funções socialmente determinadas pelo gênero e ainda trata da sobrecarga feminina do cuidado com os familiares neste momento de pandemia.

“Lá fora” nasce com a proposta de levantar o tapete para mostrar o mal estar no silenciamento feminino, uma obra para o tempo e de referência para gerações futuras. Isto, aliás, é o mote de toda a produção do EP duplo Tudo Vibra, que também faz um apelo por uma vida mais consciente. “‘Lá fora’ é a canção que resume todas as outras do EP. Quero propor uma reflexão sobre consumismo e a lógica patriarcal. E nada melhor do que fazer isso em uma data como o Natal”, conta Mariana.

“Precisamos lembrar que as mulheres estão vivas e sustentando a humanidade desde que o mundo é mundo, muitas coisas precisam mudar”, finaliza.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s