Depressão | Não é a vida, mas a dor que precisa morrer

Alguém que sofre desse mal, não quer matar a si, mas sim a sua dor! A depressão é uma doença que age de forma negativa sobre a vida de quem sofre, contribuindo para o pessimismo no agir, sentir e pensar.

Em todo o mundo, estima-se que mais de 300 milhões de pessoas, de todas as idades, sofram com esse transtorno. Curiosamente, as mulheres são mais afetadas que homens.

No Brasil

O índice de depressão no Brasil é de 5,8%, estando acima da taxa global, equivalente a 4,4%. Isso quer dizer que cerca de 12 milhões dos brasileiros sofrem com a doença. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o país está no topo do ranking de casos de depressão na América Latina.

Entre 2006 e 2015, houve um aumento de 24% no número de suicídios cometidos pela população de 10 a 19 anos, diferente do resto do mundo que teve uma redução nas mortes por suicídio nos últimos anos, em cerca de 32%.

“Você não morre quando o coração para de bater, morre quando, de alguma forma, deixa de se sentir importante.”

O Vendedor de Sonhos

Depressão em tempos de pandemia

É importante frisar que o ano de 2020 não está sendo fácil para ninguém, principalmente para aqueles que não tinham o costume de ficar tanto tempo dentro de casa. O ano gerou aumento de violência doméstica, separações e principalmente, o sentimento de incapacidade, tristeza e depressão.

O desenvolvimento de algum transtorno como Ansiedade, Síndrome do Pânico, TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), Fobias ou Depressão são algumas das doenças mais comuns adquiridas neste ano atípico. Mas… existe alguma forma de tentar amenizar esse sentimento?

O ideal é procurar um especialista e se tratar, mas existem algumas formas de tentar amenizar tais sentimentos. Separei oito para vocês.

1 – Procure ajuda! O profissional de saúde é um bom lugar para começar.

2 – Desabafar com alguém de sua confiança. Isso pode ajudar a amenizar o sentimento de tristeza e sofrimento.

3 – Pode parecer clichê, mas a atividade física ajuda e muito neste momento. Praticá-la por pelo menos 30 minutos já faz toda diferença.

4 – A pandemia fez com que o uso das redes sociais aumentasse, mas saiba utilizá-la de forma consciente. O uso em excesso, principalmente à noite, pode ser prejudicial para qualquer pessoa.

5 – Não se auto avalie, estamos em um ano fora do normal, respeite seus limites. Acredite em si! Continue fazendo coisas que você sempre gostou, mesmo quando não está com vontade.

6 – Não permita que pensamentos negativos tome conta de sua mente. Caso não consiga se recuperar delas sozinho, siga o passo 1 e 2.

7 – Mantenha hábitos alimentares e sono regulares.

8 – Evite ou restrinja a ingestão de álcool e abstenha-se de usar drogas ilícitas; estas podem piorar a depressão.

Como sei se estou ou algum conhecido está com depressão?

Como dito anteriormente, o mais indicado é ir até um especialista, uma vez que, ele quem irá diagnosticar o paciente, mas existem alguns sintomas que podem servir como alertas.

Raiva, Agressividade, Ansiedade, Inquietação, Irritabilidade, Tristeza, Desânimo, Fadiga, Sentimento de vazio, Desesperança, Perda de interesse, Pensamentos suicidas, Consumo de substâncias ilícitas, Necessidade de participar de atividades de risco, Insônia, Alteração no peso, Problemas digestivos, Dores de cabeça, são alguns dos sintomas que precisam ser analisados.

“Uma vírgula, eu posso te vender uma vírgula. Pra que você possa continuar escrever sua história, mesmo quando o mundo desaba sobre você.”

O Vendedor de Sonhos

O que pode causar esse transtorno?

A depressão pode ser causada por fatores genéticos, biológicos ou de forma externa. Com isso, é necessário tomar cuidado aos vários meios que geram gatilhos para uma pessoa. 

Divórcio, morte, perda de emprego, evento estressante, solidão, consumo de álcool e drogas, doença crônica, parto são alguns dos muitos motivos para que tal transtorno apareça, assim como sua chegada espontânea. 

Seja como for, é preciso tomar cuidado, se atentar aos sinais e procurar ajuda!

IMPORTANTE! A plataforma de streaming Netflix criou um site muito interessante sobre alguns temas e nele, existe um espaço para quem sofre de depressão. Se você ou alguém que conhece passar por isso, é interessante que de uma passadinha por lá: LINK.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s