Marcelo Segreto lança clipe de “1492”

Marcelo Segreto _ EP América América

Primeiro video do EP visual “América, América” de Marcelo Segreto, o clipe da canção “1492”, que o cantor lança hoje (05), consiste em um vídeo vertical que explora a linguagem da internet e que foi produzido para ser visto no celular. Assista aqui.

O curta é baseado na linguagem do aplicativo Instagram, sendo filmado no ambiente digital dessa rede social e explorando suas diversas funcionalidades: postagens, feed, marcações, perfis, grid, etc. A estrutura do Instagram é então utilizada como uma metáfora da história da América Latina, tema explorado pela canção “1492”.

“É como se as imagens ligadas aos acontecimentos históricos e culturais dos países latino-americanos fossem passando de post em post, como num feed fictício desta rede social”, conta Marcelo. Símbolos do imaginário da América Latina são apresentados para o público como a Máquina do Mundo se apresenta para Drummond em seu poema homônimo: em meio a uma estrada de posts.

A canção deflagra, então, um turbilhão de imagens que misturam acontecimentos do passado (como as ditaduras latino-americanas) e temas da atualidade como a censura, a violência policial e questões ambientais como o desmatamento da Amazônia brasileira. O videoclipe mostra-se em colagens, fotos, vídeos e ilustrações, até que desemboca em um labirinto que nos leva até o começo do próximo clipe.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s