“Escolhi empreender, pois ser livre é um ponto muito alto na minha vida”, conheça Talita Scotto, empreendedora e única dona da agência de comunicação Contatto há 11 anos

Jornalista e especialista em assessoria de imprensa, redes sociais, produção de conteúdo e mkt de influência, Talita Scotto está a frente da agência Contatto há 11 anos. O empreendimento que está localizado no ABC Paulista, é exclusivo da comunicadora, sendo ela, um exemplo de mulher empreendedora da atualidade.

Aproveitando o gancho, realizamos uma entrevista com Talita, mostrando a força feminina sob o empreendedorismo. Confira:

Olá Talita, tudo bem? Sua agência Contatto completou 11 anos em julho e você sendo a única dona, como se sente com essa conquista?

Talita: Olá! Tudo bem? Obrigada pela oportunidade. Tenho orgulho das decisões que tomei, dos desafios e aprendizados desses 11 anos. Passamos por diversas transformações de mercado, que exigiram jogo de cintura e disposição a novos desafios. Isso sem dúvida é um dos grandes segredos que acredito que me fizeram completar 11 anos. Estar aberta a novas possibilidades e ser flexível fizeram e fazem diferença no dia a dia. Sabemos que empreender no Brasil nem sempre é só alegria, mas ultrapassar uma década é muito gratificante. 

Sendo mulher e empreendedora, acredita que possa estar inspirando outras mulheres a ser como você?

Talita: Eu acredito que sim. Tive estagiárias, inclusive, que abriram seus próprios negócios depois. Uma delas é até uma parceria de podcast hoje. Encaro isso como inspiração e também é parte gratificante do trabalho.

Para o público que ainda não conhece, fale um pouco sobre o que é a agência? Que tipo de perfil vocês atendem ?

Talita: Somos uma agência especializada em comunicação 360. Iniciamos no mercado como agência de assessoria de imprensa, mas diante de novas necessidades de mercado, de consumo de informações, modelos de negócios e o avanço das redes sociais, optei por trazer ao nosso portfólio soluções que realmente fossem resolver “problemas” dos clientes. Acredito que estar no mercado há 11 anos e ter clientes conosco há 8/9 anos seguidos se dá pelo fato de nós enxergarmos maneiras e formatos de comunicação além do tradicional. Então, parte do nosso papel como agência, é atuar de maneira 360, ou seja, atuar como consultoria que vai olhar para esses clientes, identificar sua “dor” e sugerir a solução de comunicação mais adequada. 

Nós atendemos pequenos e médias empresas. Não atuamos com mercado erótico, político e licitação. 

Como a agência tem funcionado na quarentena?

Talita: Desde março estamos em home-office. Temos nossa sede física em São Caetano do Sul e atendimento nacional. Mas, com a chegada da pandemia, optamos por permanecer em home-office até termos mais segurança quanto ao retorno físico. Isso será feito de maneira escalonada, mas o fato é que o home-office pode ser uma prática a ser adotada alguns dias da semana. Conquistamos ainda mais resultados e clientes nesse período.

Em um mundo tão machista, como é ser uma mulher bem sucedida, dona do seu próprio negócio? Sofre algum tipo de preconceito por isso?

Talita: Nunca tive problemas com machismo, talvez por ser muito firme, decidida e por acreditar no que faço. Então, acredito que quando se domina o que faz não há espaço para questionarem ou duvidarem da sua capacidade, mas sei que nem sempre é assim com todas as mulheres. Sou o tipo de empreendedora que não baixa a cabeça diante de injustiças e isso vale para todas elas..rs. Acredito que 11 anos atrás, no começo de tudo, via algumas reações de surpresa ou mesmo questionamentos se tinha ganhado a empresa de alguém, mas isso ouvi de todos os gêneros.  Creio que o desafio era comprovar conhecimento para tocar uma empresa aos 21 pra 22 anos. Então, os primeiros clientes foram justamente aqueles que ficaram comigo por muitos anos, sendo que alguns deles ainda permanecem.  Foi um crescimento mútuo. 

Com esses anos de agência, acredito que exista alguma história triste ou alegre vivida por você. Nos contaria alguma?

Talita: Claro. São muitas histórias. A empresa me deu e dá oportunidades incríveis. Uma das lembranças que trago comigo foi de 2010 a 2013, quando viajei por todo o Brasil, praticamente visitando todos os estados que receberam a Copa de 2014. Assessorei o Projeto 2014 e levamos um evento itinerante para falar sobre novas tecnologias e estrutura para pequenos negócios durante os jogos. Foi uma experiência enriquecedora, pois trouxe grande reconhecimento de marca para nós, de alcance midiático, além de networking. Sem falar em todo o conhecimento adquirido depois de passar por essa experiência.

Neste 11 anos também assessoramos marcas internacionais, tendo expertise com diferentes formatos de trabalho, estilo, regras locais e conteúdos diversificados. Alegria também é poder dividir minha conquista com o restante da equipe. Em 2019, mandei nossa equipe para o RD Summit, o maior evento de marketing digital da América Latina, pois acredito que é obrigatório abrir o leque para novas referências de comunicação. Foi muito satisfatório ver que o evento teve 100% de proveito.

E como história triste tiro os aprendizados, que muitas vezes acontecem sem que possamos fazer algo. Já vi clientes falirem, por exemplo, e não é uma experiência que você deseja para nenhum negócio. 

Deixe uma mensagem.

Talita: Escolhi empreender, pois ser livre é um ponto muito alto na minha vida. Ser livre no modo de pensar, de agir, de crer e de trabalhar. Escrever a própria história com a liberdade que se tem. Ser produtiva e ser entregue sem, obrigatoriamente, viver às margens das regrinhas das 9 às 18 horas. Hoje, aos quase 34 anos, tenho duas filhas pequenas, e a liberdade de viver realizada profissionalmente, acompanhando o que a vida não vai me devolver lá na frente. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s