Cinco Livros para celebrar o Dia Nacional da Imigração Japonesa

Divulgação

Em 18 de junho é celebrado o Dia Nacional da Imigração Japonesa. A data faz referência à chegada do primeiro navio com imigrantes japoneses em território nacional, em 1908. Passados mais de 100 anos, o Brasil é o país que abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão, com mais de 1,6 milhão de descendentes. Para homenagear a comunidade e os fãs da cultura nipônica, a Disal selecionou algumas obras onde é possível entender um pouco mais sobre das tradições, costumes e idioma. Confira:

Meu avô japonês (Fabiana Shizue)

Na obra, Isabel aprende com seu avô como foi a adaptação dos imigrantes japoneses em terras brasileiras, os rituais e celebrações típicos do Japão e descobre que, mesmo tendo nascido aqui, ela também faz parte da história de seu povo e pode ajudar a preservar a cultura japonesa.

Cinema japonês na Liberdade (Alexandre Kishimoto)

Com linguagem precisa, agradável e direcionada diferentes públicos, não só os cinéfilos, o livro provoca ampla percepção do passado do cinema japonês no Brasil desde que chegou com projeções ambulantes no meio rural, por volta de 1926. E aponta, ainda, a repressão do regime de Getúlio Vargas à colônia nipônica na década de 1940, a constante catarse provocada pelos filmes japoneses nos espectadores, a diversidade em gêneros e estilos dessa produção cinematográfica e sua influência na obra de cineastas brasileiros.

Você Conhece a Joana?Bilíngue Português-japonês (Maria Eugenia)

Você conhece as Joanas? Elas têm o mesmo nome e muitas coisas em comum. Mas as diferenças também não são poucas. Com texto ágil e imagens instigantes, que completam o entendimento da obra, a autora apresenta ao jovem leitor duas meninas chamadas Joana. Elas sabem que são diferentes, mas não deixam que isso se torne um empecilho para uma grande amizade.

Como dizer tudo em japonês (Ron Martinez e Nobuo Yanai)

O leitor brasileiro dispõe de muito pouco material didático para o aprendizado do idioma japonês. Faltava uma referência de consulta sobre como expressar-se corretamente em uma infinidade de situações, de uma viagem de turismo até uma reunião de negócios com um cliente estrangeiro. Como dizer tudo em japonês é um guia imprescindível para que você possa expressar exatamente o que deseja, seja você iniciante ou já fluente no idioma, como um falante nativo do japonês faria. Um guia de referência obrigatório em viagens, no escritório e na sala de aula.

3500 palavras em japonês (Thierry Belhassen)

Este vocabulário de bolso foi concebido para ajudá-lo a se comunicar em japonês em viagens de negócios ou turismo. Para tornar mais fácil a consulta, as palavras estão classificadas por temas ou situações mais comuns vividas no exterior, tais como meios de transportes, férias – praia e montanha -, vida urbana, compras, trabalho e lazer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s