Cuide da pele na quarentena

Crédito: Pixabay

Com o uso obrigatório de máscaras de proteção nessa época de quarentena, o contato direto do tecido com a pele pode causar marcas, alergias, além de acnes e aumento da oleosidade. Por isso, é possível aproveitar já que se tem mais tempo disponível para higienizar e cuidar da pele, principalmente da área dos olhos que agora está mais em evidência.

Com isso, o Médico cirurgião plástico ocular Dr. Rogério Leal, especialista em Cirurgia Estética e Reparadora das Pálpebras, separou algumas dicas para o cuidado com a pele.

Lembrando que é importante reservar alguns minutos para estabelecer uma rotina diária de beleza. Você pode começar logo cedo. Assim que acordar, faça uma boa limpeza da face. Como os produtos em barra geralmente ressecam a pele, é importante que use um sabonete líquido facial, ideal para seu tipo de pele. 

Para pessoas com a pele oleosa existem produtos específicos mas, se sua pele é mais seca, o sabonete precisar ter hidratante. Depois de uma boa limpeza com sabonete, o próximo passo é passar um agente tonificante ou adstringente sem adição de álcool na fórmula.

Anker: Frete grátis em todo o site, para todo o Brasil exceto Curitiba e região metropolitana do Paraná

A função desse agente é controlar PH e não danificar as bactérias da microbiota natural da pele. Se esse produto ressecar demais, ao invés de diminuir a oleosidade de quem já tem a pele oleosa, ele pode aumentá-la como um efeito rebote, por isso, o adstringente ou tônico deve ser muito suave.

O terceiro passo para os cuidados com a pele é a aplicação de um produto antioxidante. Os mais importantes são as Vitaminas C e E. Se possível, faça uma combinação dessas vitaminas com os ácidos Ferúlico e Alfalipóico.

O quarto passo é utilizar um creme específico para a região dos olhos. O mais indicado é o Retinol. Derivado da Vitamina A, o Retinol vai se transformar em ácido retinóico na pele e em um importante aliado para reduzir as rugas, principalmente na região das pálpebras inferiores. 

Por último, você deve usar um filtro solar, mas sempre com fator acima de 30.  Existem dois tipos de filtros, o químico e o físico. Os filtros físicos como são formados por compostos minerais que atuam como uma barreira que reflete os raios solares. Talvez não sejam tão agradáveis para espalhar no rosto, mas promovem uma melhor proteção.

Já os filtros químicos tem moléculas que absorvem os raios UV, transformando-os em radiação de baixa energia que não penetra na pele. Eles também costumam ser multifuncionais, com substâncias antioxidantes e que até ajudam no clareamento da pele.

Malwee: Amou, Levou!

Ao passar na pele, os protetores químicos possuem uma consistência mais leve e precisam ser reaplicados várias vezes ao dia porque perdem o efeito com o tempo. Já os protetores físicos, por terem uma formulação mais estável, não precisam ser repassados com frequência.

Fazendo diariamente esses cinco passos, a qualidade da sua pele irá melhorar tanto que vai lhe estimular a transformar esses cuidados em um hábito além quarentena.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s