“Ter uma segunda língua é como ter uma segunda vida”, Jackie Katsis fala sobre benefícios do estudo, além dos 50 mil novos inscritos em seu canal

Jackie Jackie possui mais de 20 anos de experiência ministrando aulas e trabalhando com educação | Foto divulgação

A busca por novos aprendizados tem sido muito maior no tempo imposto pelo isolamento social, causado pela Covid-19. Buscar aperfeiçoamento e capacitação continua sendo diferencial para atuar no mercado de trabalho. E essa ação não tem sido diferente para o domínio de uma segunda língua. Só no canal Ask Jackie – ensino de inglês focado nos brasileiros -, foram 50 mil novos seguidores.

Com isso, convidei a mestra pela Roosevelt University – Chicago, em Orientação Escolar e idealizadora do Canal “Ask Jackie” para um bate papo sobre o início do canal, a importância de uma segunda língua e muito mais, confira:

– Olá Jackie, tudo bem? Primeiramente, gostaria de agradecer por ceder seu tempo para esta entrevista. Falando sobre o início do canal, quando o criou, acreditava que faria tanto sucesso como podemos ver que hoje o faz?

“Eu que agradeço! No começo não tinha ideia nenhuma do poder da internet. Eu vi outras pessoas dando aulas de inglês e eles me inspiraram a tentar fazer algo parecido, mas sem levar em consideração ou ter objetivos em números grandes de seguidores, etc. Nunca foi meu objetivo e por isso deu certo. Se a gente foca em simplesmente postar conteúdo de qualidade que as pessoas precisam e querem, os seguidores e visualizações vêm como resultado. Muita gente foca demais em ‘caçar‘ seguidor ou inscrito, e isso nunca dá certo a longo prazo”.

– Seu canal no YouTube recebeu mais de 50 mil seguidores na quarentena. Acredita que o isolamento possa ter sido um pontapé para as pessoas se interessarem em aprimorar o inglês?

“Com certeza. Além de mais inscritos no meu canal no YouTube, MUITOS alunos e ex alunos de meu curso online estavam fazendo ou refazendo o curso. Percebi um aumento muito grande em atividade entre os alunos do curso e isso continua até hoje, porque essa é uma coisa muito legal do curso, acesso vitalício. Muita gente está com tempo agora, e além disso, eles estão precisando ocupar a cabeça para manter a saúde mental e querendo aproveitar deste momento para investir na educação deles”.

– Diga ao público, em sua visão, qual é a importância de se ter uma segunda língua?

“Ter uma segunda língua é como ter uma segunda vida. Além de saber se comunicar verbalmente, você aprende que tem muitas formas de se expressar – que talvez não existam na sua língua materna – e você descobre que todos somos seres humanos com uma bagagem cultural, e é lindo perceber isso e aprender sobre as culturas de outras pessoas”.

– Sabemos que você tem programas de inglês gratuitos em seus canais, mas também contém os cursos pagos. Qual a diferença no aprendizado de um e de outro?

“Nos cursos gratuitos, têm 10 vídeos com e-book que os alunos podem acessar em qualquer momento. No curso pago, tem mais de 100 vídeo aulas – com opção de assistir os vídeos com as explicações comigo falando em português ou em inglês. Todas as aulas em inglês têm legendas também se o aluno preferir, nas duas línguas -, materiais de apoio com explicações e vários exemplos da vida real que nós nativos falamos, flashcards com áudios, exercícios e suporte total de mim e minha equipe para tirar todas suas dúvidas. Também, tem acesso vitalício a plataforma do curso como mencionei, apoio social pelo grupo fechado no Facebook e cinco horas de aula particular com um professor nativo para colocar tudo que você está aprendendo na prática. O curso pago é realmente diferente por causa da estrutura e o apoio que a gente oferece. Mas, para quem não tem condições de fazer o curso pago, os cursos gratuitos e o conteúdo que eu posto nas mídias sociais são excelentes!”.

– Fez parte da campanha #StayHomeChallenge, com os Youtubers Gavin Roy e Rhavi Carneiro. Nos conte como foi a elaboração desse projeto que durou cinco semanas?

“Na verdade, foi a ideia do Rhavi de fazer aulas ao vivo para dar apoio durante este momento difícil e ele conversou comigo e com o Gavin sobre. Achamos muito legal e eu lembrei de uma campanha com o Salvation Army em qual eu e outros YouTubers e celebridades, doamos nossa monetização de um vídeo, e sugeri que a gente fizesse a mesma coisa. Eles toparam e depois de bastante pesquisa, decidimos doar o que arrecadamos à uma organização brasileira ‘Gerando Falcões’. Fizemos tudo muito em cima da hora, sem muito planejamento, mas foi ótimo! O feedback das pessoas que participaram no evento foi incrível e ainda tem pessoas acessando as aulas gravadas em nossos canais no YouTube”.

– Você é tradutora oficial do projeto infantil “Galinha Pintadinha”. Como é o processo da tradução? Em geral, ela é feita de forma literal ou adaptada?

“Sou! A tradução de música é algo totalmente diferente do que uma tradução normal. Você precisa contar a mesma história tal como aparece nas animações – tempo, etc.. Cada linha da música tem que ter o mesmo número de sílabas que a música em português, tem que rimar, e ter uma linguagem bem simples que crianças usam. Nunca fiz nada parecido e fiquei muito ansiosa quando eles conversaram comigo sobre o projeto há nove anos atrás. Mas aprendi muito e amei a experiência, além de acabarmos virando amigos por morarmos perto, frequentarmos o mesmo clube, nossos filhos brincando juntos, é muito gostoso”.

– Falando sobre Jackie Katsis, o que mais podemos saber sobre?

“Acho que essa pergunta é a mais difícil (risos). Eu sou uma pessoa normal, sem frescura e super tranquila. Sou de Chicago nos EUA, morei 10 anos no Brasil, hoje estou em Orlando, mas mudaria pro Brasil de volta facilmente, tudo no seu tempo. Sou muito grata que consigo trabalhar todos os dias com o que eu amo – o ensino de inglês – e com pessoas – meu marido, minha equipe e meus alunos – que são maravilhosos”.

– Deixe uma mensagem ao público.

“Believe in yourself and you can do anything 🙂 (Acredite em si mesmo e você poderá fazer qualquer coisa 🙂 )“.

Reprodução: Instragram

Para mais informações sobre Ask Jackie, acesse:

Site

Minicurso gratuito

Curso Ask Jackie

Canal Youtube

Instagram:

Facebook:

Um comentário em ““Ter uma segunda língua é como ter uma segunda vida”, Jackie Katsis fala sobre benefícios do estudo, além dos 50 mil novos inscritos em seu canal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s