Drive-in amplia encontros religiosos durante a pandemia

Culto da Igreja Metodista no estilo drive-in no Estação da Moda Shopping
Igreja Metodista Central

A capacidade de adaptação do brasileiro é reconhecida mundialmente. Com a necessidade de distanciamento social imposta pela pandemia, rapidamente ele incorporou novas formas de trabalhar, conviver e até de realizar eventos. Um exemplo vem da Igreja Metodista Central em Goiânia, que decidiu realizar seus cultos em estilo drive-in ao invés de abrir o templo com as restrições determinadas pelo decreto estadual nº 9.653, que trata o assunto.

Depois de um bem-sucedido piloto realizado na semana passada, que inclusive está estimulando que outras igrejas adotem o modelo, a organização religiosa decidiu manter a realização semanal do evento na mesma modalidade ao longo do mês de maio, no estacionamento do complexo Estação da Moda. O evento marcou a comemoração dos 78 anos da organização religiosa na capital e contou com a ministração da Santa Ceia, um dos principais rituais do cristianismo.

“Eu me lembro que, há um tempo atrás, a gente encarava as mídias sociais e os shoppings como concorrentes. As mídias sociais porque tiravam a atenção do membro durante o culto. Os shoppings quando tiravam sua intenção de ir à igreja. Mas, atualmente, eles se transformaram em aliados. A igreja está sobrevivendo à pandemia porque entrou no mundo digital e, agora, está vindo para o shopping”, comenta em tom bem humorado o reverendo titular da igreja, Edinei Reolon.

Apresentação artística também acontece durante o culto drive-in
Igreja Metodista Central

Ele explica que o modelo drive-in é seguro e inclusivo. Já no formato presencial permitido pelo decreto estadual, é possível ter um único culto semanal na capital com apenas 30% dos membros. Outros complicadores limitam  ainda mais sua realização, como a falta de espaço físico interno para manter os membros com a distância segura. 

“Enquanto isso, na proposta que estamos realizando, cada família fica dentro do carro, assim é possível que todos os integrantes possam assistir ao culto, inclusive os idosos e pessoas que possuem comorbidades, cujo decreto estadual não permite a presença no templo. Também é mais fácil administrar as crianças pequenas, que naturalmente tem menor compreensão da necessidade de distanciamento em encontros presenciais convencionais”, diz.

Reolon informa que todos são instruídos a permanecer dentro do carro, assim não há contato próximo entre as diferentes famílias. Na entrada, todos têm a temperatura aferida. A orientação é que todos fiquem de máscaras, mesmo no interior de seu veículo. Eventuais necessidades de saída do carro, para ir ao banheiro por exemplo, são controladas.  “Além disso, o evento é muito animado”,  completa. Luzes do celular e buzinas harmonizam-se com a celebração, e são usadas como instrumento de interação entre celebrante e plateia.

Alimentos arrecadados com os fiéis durante o culto drive-in no Estação da Moda Shopping
Igreja Metodista Central

Convidados


Nessa edição, além dos membros, os lojistas do shopping também participaram do evento que continua tendo caráter solidário. Os participantes são convidados a fazer doações de alimentos, sem caráter obrigatório, que estão sendo direcionados para uma ação social da administração do complexo Estação da Moda junto aos trabalhadores do local que enfrentam dificuldades neste momento. 

A realização do culto drive-in conta autorização da Prefeitura de Goiânia e tem entrada restrita por haver limitação do número de carros, apesar de haver vagas para 800 veículos no complexo. A administração do complexo Estação da Moda está cedendo o espaço, que está aberto inclusive à realização de eventos similares por outros grupos religiosos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s