Alimentação Saudável e Poder dos Alimentos na Prevenção de Doenças

Com base na medicina preventiva, médico dá dicas de alimentação saudável para crianças, adultos e pessoas do grupo de risco da Covid-19

Foto: Divulgação – Alimentos saudáveis
Diante do momento vivido mundialmente, reforçar o sistema imunológico é essencial. Com isso, o médico Paulo Amazonas, formado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), residente e com consultórios em São Paulo e Manaus, reuniu informações para uma alimentação saudável e o poder dos alimentos na prevenção de doenças.
Para as crianças, o doutor ressalta a importância do leite materno, exclusivo nos primeiros 6 meses de vida e sua continuidade até os 2 anos ou mais. Além disso, frutas, legumes e outras fibras alimentares também são importantes.  Alimentos ricos em açúcares e ultra processados, devem ser evitados. Alguns exemplos como aveia, abacate e frutas vermelhas, são boas opções para se ter no cardápio infantil.

Foto: Divulgação – Alimentos

Já para os adultos, sua recomendação segue no mesmo ritmo, sendo importante a ingestão de fibras prebióticas – que não são digeridas pelo nosso corpo, sendo fermentadas pelos bacilos da nossa flora intestinal – como a aveia, que além de alimentar as bactérias saudáveis do intestino, equilibra os níveis de açúcar no sangue e aumenta a sensação de satisfação.

A banana verde, rica em inulina – fibra que promove o reparo e integridade intestinal, com isso reduz o processo inflamatório – pode substituir o trigo. Amazonas, que é pós graduando em nutrologia do Hospital Israelita Albert Einstein, enfatiza o consumo de 1 colher de sopa de chia ao dia para regular o apetite e melhorar os fatores relacionados à obesidade.

Para o grupo de risco do novo coronavírus, além de uma alimentação natural e sem ultra processados, a rotina de dormir de 7 a 8 horas por noite, sem interrupções, ajuda a se manter saudável. Além da prática de exercício físico, que promove bem-estar mental e fortalece estruturas essenciais para o corpo.

Para quem deseja saber mais, o médico tem promovido uma série de conversas com especialistas, jornalistas e estudiosos de nutrição, saúde, gastronomia e alimentação. E nesta sexta-feira (01), às 18 horas, será realizada uma live no Instagram do doutor, com a jornalista, crítica gastronômica e jurada do Top Chefe Brasil, Ailin Aleixo, onde discutirão o assunto abordado na matéria.

Serviço: 
@drpauloamazonas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s