Covid-19: Máscara Como Forma de Proteção

Antes algo que era usado apenas pelas pessoas com sintomas da Covid-19, cuidadores e profissionais de saúde, agora com nova orientação. O ministro Luiz Henrique Mandetta tem mudado seu discurso, dizendo para a população fazer sua máscara caseira para diminuir o risco de contágio.


Crédito/Pixabay


Já em falta, as máscaras cirúrgicas e as N95, ainda são exclusivas das pessoas citadas acima. Apesar da recomendação, especialistas alertam que não deve se esquecer do contínuo cuidado que devemos ter como: lavar as mãos, realizar o isolamento social e entre outros.

Na última quinta (2), o Ministério da Saúde divulgou algumas orientações.

  • Cada membro da família precisa ter sua máscara, já que o compartilhamento só prejudicaria o usuário.
  • É necessário trocar a máscara regularmente. Em cerca de duas horas, a mesma já está contaminada, sem possibilidade de proteção e sua remoção é importante. Por isso, é importante se ter mais de uma máscara por pessoa.
  • Tecido de algodão, TNT, seja qual tipo de tecido para seu uso, é importante que esteja devidamente higienizada. Além de ter uma dupla camada de pano.
  • Sempre que for preciso sair de casa, levar uma sacola para guardar a máscara usada, além de ter uma reserva.
  • Usar água sanitária ou sabão para lavar as máscaras, as deixando de molho por pelo menos vinte minutos.

“Você pode fazer uma máscara ‘barreira’ usando um tecido grosso, com duas faces. Não precisa de especificações técnicas. Ela faz uma barreira tão boa quanto as outras máscaras. A diferença é que ela tem que ser lavada pelo próprio indivíduo para que se possa manter o autocuidado. Se ficar úmida, tem que ser trocada. Pode lavar com sabão ou água sanitária, deixando de molho por cerca de vinte minutos. E nunca compartilhar, porque o uso é individual.” – Declarou Mandetta.
Na internet, é possível ver vários vídeos que ensinam a como fazer a máscara. Lembrando sempre de cuidar da sua higiene e manter o isolamento social. Fazendo a sua parte, vamos todos sair dessa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s